RSS

segunda-feira, 11 de junho de 2012


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Sentido da Vocação Cristã
Lição 12: Vocação Missionária: Qual é a sua?

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem para os alunos do tema da aula: Vocação Missionária: Qual é a sua?

- Trabalhem o significado da palavra “Missionário”, perguntando para os alunos o que entendem sobre este vocábulo. Aguardem as respostas. Depois acrescentem outras informações.
De acordo com o Dicionário Michaelis, “Missionário” significa: 1 Aquele que missiona, pregador de missões. 2 Propagandista de uma ideia.
 
- Levem para a aula uma caixa contendo:
Versículo de Marcos 16.15 digitado para todos os alunos.
Em 02 ou 03 destes papéis, acrescentem o versículo de At 13.2.

- Peçam para que os alunos retirem os papéis e solicitem que leiam o versículo de Mc 16.15, depois afirmem que esta é uma chamada geral para fazer missões.

- Depois, peçam para que os 02 ou 03 alunos que também receberam At 13.02, leiam este versículo. Depois falem que este é um exemplo de chamada específica para fazer missões.

- Falem sobre missões URBANAS, NACIONAIS e TRANSCULTURAIS.

- Para apresentar informações  sobre as Agências Missionárias, pesquisem em:
Falem sobre qual os objetivos e o que fazem as Agências Missionárias.

- Por fim, perguntem como podemos descobrir que temos uma chamada específica para fazer missões?
Antes de você apresentar os 05 itens apontados na lição, realizem a seguinte atividade:
Solicitem os alunos para que escolham alguém do grupo para ser líder de turma. Depois, perguntem: Por que escolheram este colega? O que motivou a escolha? Quais características são necessárias para esta escolha? Aguardem as respostas.
Depois, falem que Deus também escolhe pessoas específicas para realizar missões. Agora, vocês apresentam características que deve ter um missionário e como descobrir que tem uma chamada específica.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

0 comentários: