Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 01: Família, para quê?
Professoras e professores, para
esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando
os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos
alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse
ato?
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem o estudo da lição,
perguntando: Para que serve a família?
Aguardem as respostas. Espera-se
que os emitam respostas como segurança, amor, carinho, cuidado, união, mas pode
ocorrer que outros digam que serve para atrapalhar a vida deles, pois nesta
fase existe aquela rebeldia e inconformismo com os lideres de um modo geral.
- Depois, falem que a família foi
criada por Deus e leiam Gn 2.18.
- Apresentem para os alunos quais os objetivos
dessa criação, colocando no quadro ou cartolina as palavras abaixo:
PROCRIAÇÃO
GOVERNO
ADORAÇÃO
- Depois, leiam Gn 1. 27 e 28
- Para trabalhar sobre a preservação da família, utilizem a
seguinte atividade:
1 – Arrumem as cadeiras, fastando-as para deixar um espaço
para uma atividade tipo boliche.
2 - Coloquem peças de boliche ou garrafas tipo pet no final
da sala, com o nome FAMÍLIA.
3 – Nas bolas do boliche, coloquem um nome que se refere aos
dos ataques de satanás à família, como: divórcio, união homossexual, brigas,
falta de amor, falta de respeito etc.
4 – Falem: A família tem sido alvo de muitos ataques de
satanás. Peçam aos alunos para pegar uma bola, ler o que nela está escrito e em
seguida procurar acertar as garrafas de boliche.
5 – Depois, falem sobre estes problemas. E em seguida, leiam
o texto “Não Faça dos Outros o seu Bode
Expiatório”, que proporcionará a reflexão sobre atritos familiares e pensar
conjuntamente como evitar situações semelhantes.
- Perguntem: Mas, o que fazer para preservar a Família?
À medida que vocês falarem, vocês solicitem para que os
alunos levantem cada peça de boliche.
- Para finalizar a aula, façam uma oração pelas famílias dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto de Reflexão: Não
Faça dos Outros o seu Bode Expiatório
Jorge trabalhava
numa firma, era cumpridor de seus deveres, mas seu patrão nunca o elogiava. Um dia
Jorge cometeu uma pequena falta e foi muito humilhado pelo patrão.
Chegou em
casa e, estando sua esposa atrasada com o almoço, Jorge descarregou toda a sua
raiva em cima dela, dizendo-lhe tudo o que tivera vontade de dizer para seu
patrão quando fora humilhado. Desabafou para a esposa:
- Eu
trabalho sem descanso, nunca deixo de cumprir meu dever e agora, quando chego
em casa, nem mesmo tenho o que comer...
A esposa,
muito chateada, calou-se, mas não se conformou. Quando seu filho chegou da
escola cansado e colocou seu material em cima do sofá, ela desabafou:
- Você não
reconhece todo o meu trabalho, o meu cansaço, e vai jogando suas coisas em
qualquer lugar...
Na verdade
não estava dizendo isso para seu filho e sim para seu marido.
O menino subiu
para seu quarto e, quando abriu a porta, lá estava o cachorro deitado em cima
de sua cama. Deu um chute no cachorro, gritando:
- Você fica
deitado em qualquer lugar, está sempre no meu quarto tirando meu sossego!
Não estava
querendo dizer isso para o cachorro e sim para sua mãe.
Autor desconhecido.
0 comentários:
Postar um comentário