RSS

segunda-feira, 25 de junho de 2012


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Caráter Cristão
Lição 01: O Caráter Cristão

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem o estudo da lição, afirmando que há 04 tipos de temperamentos: Sanquíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. Coloquem estes nomes no quadro ou cartolina.

- Em seguida, leiam a seguinte história:

“Os quatro temperamentos foram amarrados dentro de um saco. Depois de tanta luta conseguiram sair. O primeiro foi o colérico cheio de ira, querendo saber quem tinha feito isso com ele (todo cheio de razão), o segundo foi o melancólico todo cabisbaixo achando que o culpado de todos estarem presos era ele (sempre se culpando), logo atrás vem o sanguíneo todo serelepe, cantando e dançando dando graças a Deus por estar solto (super feliz), e por último o fleumático que quando saiu, logo viu o saco no chão e pensou com ele mesmo: “Por que não? Ajeitou o saco e dormiu”. (autoria desconhecida).
- Perguntem: Qual o seu temperamento? Quer saber em qual deles você se encaixa?

Sugiro que vocês oportunizem aos alunos a realização do teste para descobrir qual o temperamento predominante no aluno, lembrando-lhes que sempre há a mistura de dois ou três deles em uma pessoa. Para tanto, indico alguns sites, nos quais vocês encontrarão o teste. É importante que vocês façam cópias para cada aluno.

www.artigonal.com /como-e-seu-temperamento-faça-o-teste

Caso vocês não consigam reproduzir o teste dos sites, sugiro que vocês façam cópias dos tipos de temperamentos contidos na lição do mestre, na página 5 e trabalhem as características com os alunos. Se não souberem o significado de alguma palavra, procurem no dicionário.

- Depois façam a distinção entre temperamento, caráter e personalidade.

- Vocês também podem trabalhar os tipos de temperamentos com exemplos de personagens bíblicos, veja em www.edificaçaobiblica.blogspot.com/estudo-do-temperamento
 
- Falem sobre o caráter cristão que deve ter as virtudes do Fruto do Espírito. Para exemplificar, utilizem a dinâmica “O Fruto Desejado”.

- Para finalizar a aula, leiam o texto “No Banco do Motorista”, que proporcionará a reflexão sobre temperamento e caráter cristão.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Fruto Desejado
Objetivo:
Estudar sobre o Fruto do Espírito.
Destacar a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito no caráter Cristão.
Material:
01 laranja sem casca.
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a laranja e falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
- Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.
- Enfatizem a importância da manifestação do Fruto do Espírito na formação do caráter cristão.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo

 Texto de Reflexão: No Banco do Motorista
Gosto muito de um a história sobre uma mulher estressada que dirigia por uma avenida, “colada” ao carro da frente. Quando o outro motorista parou num sinal amarelo, a mulher deixou cair a mão na buzina, blasfemando e gritando de frustração, enquanto gesticulava com raiva.
                Enquanto ainda esbravejava, ouviu uma batidinha no vidro e viu o rosto de um policial que ordenou que ela saísse do carro com as mãos levantadas. Ela foi levada a um posto policial, onde ficou detida.
                Uma hora mais tarde, o policial voltou e disse:
                - Desculpe, minha senhora. Foi tudo um grande engano. Quando eu parei atrás do seu carro, vi uns adesivos que diziam: “O que Jesus faria?” e “Venha comigo para a Escola Dominical”. Então achei que o carro era roubado!
                Satanás não se importa que você seja cristão, desde que você não haja como cristão. Se ele conseguir fazer você viver do jeito dele, poderá sempre causar danos e desarmar você e, desta maneira, envergonhar o nome de Cristo.
                Ao invés disso, Jesus conclama os cristãos a ser o “sal” e que “brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos  céus” (Mt 5.16).
                Com Jesus no banco do motorista, podemos demonstrar o amor e a glória de Deus em nossas vidas.
Fonte: Nosso Pão Diário

0 comentários: