RSS

segunda-feira, 25 de junho de 2012


Jovens e Adultos - Vencendo as Aflições da Vida
Lição 01: No Mundo Tereis Aflições

Professoras e professores, para esta lição e panorâmica do trimestre, apresento as seguintes sugestões:
1 - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

2 - Façam a  panorâmica do trimestre, apresentando:

- O Tema: Vencendo as Aflições da Vida – Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.
- A capa:
O que vemos?
Armadura que nos remete a defesa, proteção.
Paisagem que nos transmite calma, tranquilidade.
O que a figura tem a ver com o tema?
A armadura que possuímos em Deus que nos protege e nos ajuda a vencer as dificuldades e saber que Deus nos leva a verdes pastos e águas tranquilas(Sl 23.02).
- Comentarista: Pastor Eliezer de Lira e Silva. Há algumas informações sobre ele na “Interação” da lição 01. Apresentem uma foto, se possível.
- Lições do trimestre: Apresentem os temas a serem estudados da seguinte forma: Vocês leem o título da lição e os alunos o texto áureo.

3 - Agora, comecem o estudo da lição 01: No Mundo Tereis Aflições.

- Para trabalhar o tema do item I, procurem apresentar reportagens sobre os tipos de aflições quer sejam de causa natural, econômica e física. Em seguida, contextualize este tema para o tipo de classe que você ensina.

- Afirmem que os crentes não estão livres de sofrer dificuldades, pois a causa do sofrimento refere-se a queda humana, através do pecado, e  em consequência trouxe  a degeneração do homem à nível social, moral e espiritual.

- Agora, perguntem: Como podemos vencer as aflições? O que as dificuldades podem promover em nós?
Aguardem as respostas. Depois utilizem a dinâmica “Vencendo o Gigante”. 

- Para concluir a aula, sugiro a leitura do texto “O Bordado”, que proporcionará a reflexão de que Deus está no controle, a soberania divina e Sua vontade.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção,  professores da lição de Adolescentes e Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.

0 comentários: