Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus
relacionamentos
Lição 04: Eu & a Terceira Idade
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem que o tema da aula será sobre o relacionamento do jovem com a pessoa
idosa.
-
Façam um levantamento de quantos alunos têm convivência com idoso.

-
Depois, utilizem a dinâmica “Terceira
Idade”.
-
Trabalhem outros pontos levantados na lição, sempre de forma contextualizada e
participativa.
-
Falem: No início da aula, foi perguntado quem convivia com idosos. E de alguma forma sempre há relacionamento
com eles, de forma direta ou indireta. Então, depois deste estudo, o que
modificou em sua mente sobre a relação e convivência entre os idosos e os
jovens?
Aguardem
as respostas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Terceira Idade
Objetivo:
Refletir
sobre a condição da pessoa idosa e o relacionamento do jovem com o idoso.
Material:
Cópia
do texto “A Tigela de Madeira”(veja no procedimento)
01
folha de papel ofício e caneta para cada grupo
Procedimento:
1
- Leiam o texto “A Tigela de Madeira”.
A Tigela de Madeira
Um senhor idoso foi morar com seu filho, nora e o
netinho de 4 anos de idade. As mãos do senhor eram trêmulas, sua visão embaçada
e seus passos vacilantes.
A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos
trêmulas e a visão falha do senhor o
atrapalharam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão.
Quando pegava o copo, o leite era derramado na
toalha da mesa. O filho e a nora irritavam-se com a bagunça.
– Precisamos tomar uma providência com respeito ao
papai, disse o filho.
- Já tivemos
suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida
pelo chão.
Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num
cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família
fazia as refeições à mesa com satisfação.
Desde que o senhor quebrara um ou dois pratos, sua
comida era servida numa tigela de madeira.

O menino de 4 anos de idade assistia a tudo em
silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava
no chão, manuseando pedaços de madeira.
Ele perguntou delicadamente ao filho:
- O que você está fazendo?
O menino respondeu:
- Ah, estou fazendo uma tigela para você e mamãe
comerem quando eu crescer.
O garoto sorriu e voltou a fazer o trabalho. Aquelas
palavras tiveram grande impacto nos pais e eles ficaram chocados, pensativos,
refletiram suas atitudes.
Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o
que precisava ser feito. Naquela noite, o pai tomou o avô pelas mãos e
gentilmente conduziu-o à mesa da família.
Dali para frente e até o final de seus dias ele
comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão o marido e a mulher
não se importavam mais com um garfo e com a colher quando caiam ou quando o
leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.
Autoria desconhecida.
2
– Após a leitura, reflitam com os alunos sobre a convivência desse idoso com
seu filho, nora e neto.
Que
pontos chamou mais sua atenção?
Falem:
Lemos uma situação que pode ter acontecido ou não, mas que nos traz grandes
ensinamentos.
3
- Falem: Mas, há situações reais que vocês devem ser presenciado. Então,
dividam a turma em 02 grupos e peçam que eles anotem fatos que conhecem, tanto
positivos e negativos com relação ao tratamento do idoso por outras pessoas, em
vários lugares, como ônibus, fila de banco, no volante de um carro etc.
Estipulem
um tempo de 5 minutos para esta atividade.
4
- Depois, os grupos devem apresentar e refletir sobre estas ações.
5
- Para concluir, contextualizem o tema, refletindo sobre a convivência do jovem
com os idosos, enfatizem a necessidade de atitudes promotoras de respeito e
paciência, pois os jovens são ágeis, rápidos e os idosos estão em situação de
desvantagem, neste aspecto, mas há muito o que aprender com eles.
Por
Sulamita Macedo.
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