Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Embaraços
que prejudicam a vida cristã
Lição 03: Amigo-urso ou Amigo-irmão?
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCq_z6ObDWeZMcAglL0aoSv-U4d4zSkyF6FrmdB3ZQKNlCzaDtkRbwuPc2B-IeP9NORK7ls3l1bk0K9194ygckS_Z0YeWEP0ueYVcvBeoh0q3FhiFE0Q7pjjdEwKWmKzkWU1XqHUUIUF6g/s1600/amizade.jpg)
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem do tema da aula:
-
Depois, utilizem a dinâmica “Amizade”.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Amizade
Objetivo: Refletir sobre as verdadeiras
e falsas amizades.
Material: uma venda para cada
dupla.
Procedimento:
-
Dividam os alunos em duplas.
-
Forneçam para cada dupla uma venda, que pode ser um lenço, um pedaço de tecido
etc.
-
Deem as seguintes informações:
01
pessoa da dupla utilizará a venda
O
outro colega dará orientações de como ele andar pela sala, por exemplo: Siga
em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02
passos para trás! etc.
Depois,
eles trocarão de lugar.
- Para começar a atividade
façam uma mudança na organização das cadeiras e nos outros objetos da sala para
dificultar a atividade.
- Quando o aluno estiver com
a venda nos olhos, o outro colega deverá movimentá-lo, rodando-o, para que ele
mude de posição e dessa forma ele não saberá para onde ir, tendo que obedecer
ao colega.
- Dadas as informações, os
alunos deverão começar atividade.
- Depois, organizem os
alunos em círculos e peçam para que as duplas falem sobre a atividade, vejam
algumas indagações que podem ser feitas:
Como você se sentiu sendo
guiado pelo amigo?
O amigo transmitiu
confiança?
O aluno que usava a venda
executou os comandos que o outro falava?
Aguardem os relatos.
- Em seguida, reflitam sobre
as respostas dos alunos, enfatizando a importância da segurança, confiança que
deve haver entre bons amigos, mas que às vezes há amigos que podem conduzir por
caminhos inadequados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxla5z_D2r-lIfMIeXtBAInR6veIyH4WotXEIr-dB64NZ4nUH8xcqAVUuo1zCnIMIQ5PxgNP8_gqiQo6tzXC3IDMP79tQwTQqgp5__jRlxE76rjxeQQ8vQWipawfkIUcPsK7EMPHtXwwJA/s1600/amizade+1.jpg)
- Falem ainda: Jesus é o
melhor amigo, nEle vocês podem confiar!
- Para
concluir, leiam: “Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os
tolos acabará mal” Pv 13.20(NTLH).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita
Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário