Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Embaraços
que prejudicam a vida cristã
Lição 05: Tô sem Vontade!
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
- Falem sobre o tema da aula: Tô sem vontade!
-
Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Não deixe a bola cair”.
-
Trabalhem outros pontos da lição, além dos já abordados na dinâmica, sempre de
forma participativa e contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não deixe a bola cair
Material:
01
bexiga( balão de aniversário) para cada aluno
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
01
caneta para cada aluno
01
saco de lixo
Chocolates
ou balas
Procedimento:
-
Entreguem 01 bexiga vazia e ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que eles escrevam algo que eles desejam alcançar. Depois fazer um
rolinho com o papel e colocar dentro da bexiga e encher a bola.
Não
se esqueçam de pedir para que os alunos coloquem os nomes deles na bola, usando
caneta e sem fazer uma força.
-
Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para
cima, não deixando que elas caiam, durante aproximadamente 1 minuto.
-
Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola e
vejam o nome e entreguem ao dono.
Orientem
para que não estourem a bola.
Quando
todos estiverem com suas bolas, falem: O tema da aula de hoje trata sobre o
ânino, desânino, falta de coragem, perseverança diante dos desafios.
-
Vamos agora sentar e pensar um pouco sobre o que tem a ver esta brincadeira com
a aula de hoje?
Então,
reflitam e conversem com os alunos sobre:
Jogar a bola para cima: representa as atitudes positivas, de ânimo.
Não deixar a bola cair: este momento representa a persistência que devemos
ter quanto lutamos por alguma coisa.
-
Agora, falem: cada aluno deverá cuidar de sua bola até o final da aula, não
estourando, não deixando que ela voe.
-
Ao final da aula, vejam quem cuidou do seu sonho, de sua bola e deem um chocolate ou bala.
Depois,
falem sobre o que isto pode significar: ter atitude, vontade, ânimo, paciência
para esperar a concretização dos desejos, dos objetivos, ficando feliz pela
doce conquista.
-
Para, finalizar peçam para que os alunos estourem as bolas e recolham todos os
papéis e entreguem para vocês. As bolas estouradas deverão ser colocadas no
saco de lixo.
Com
os papéis na mão, façam uma oração pelos alunos.
Por
Sulamita Macedo.
Indicação de Leitura: Leiam 02
textos sobre o sono na adolescência, que
servirão de subsídio para vocês nestes temas abordados nas lições.
Texto
01: Adolescência e qualidade do sono
Excesso
de sono pode não ser preguiça: mudanças hormonais e maus hábitos provocam maior
sonolência
Se
você é pai ou mãe de adolescente e está preocupado com o sono excessivo do seu
filho, saiba que existe uma resposta para toda esta sonolência que passa muito
longe da simples preguiça ou desprezo pelos estudos.
Segundo
afirma o coordenador do Laboratório de Sono do Hospital Português, Francisco
Hora Fontes, as necessidades de sono do adolescente são bem diferentes do
padrão estabelecido para outras faixas etárias.

Fontes
acrescenta que a tendência à excessiva sonolência diurna é mais marcante na
adolescência do que na infância. Nesta fase da vida, também passa a existir uma
predisposição para ir dormir mais tarde.
Tal
predisposição, continua Hora Fontes, deve-se a modificações no ritmo
cronobiológico dos adolescentes, também realçado por influências
comportamentais, o que resulta em períodos insuficientes de sono.
"Esta
privação crônica de sono irá determinar cansaço ou desejo de dormir durante o
dia, grande dificuldade para acordar pela manhã, bocejos e adormecimento em
sala de aula, como também, em situações mais graves, irritabilidade, ansiedade,
baixa auto-estima ou até mesmo depressão", pontua Francisco Hora.
Além
do mais, ainda existe a sensação, entre os adolescentes, de que dormir é uma
perda de tempo, durante o qual eles poderiam estar curtindo a vida ou passando
por experiências, na opinião deles, mais interessantes.
"Hoje
em dia, por exemplo, é muito difícil disciplinar o uso noturno da internet
pelos adolescentes e é óbvio esperar rapazes e moças com baixa produtividade e
queda de rendimento cognitivo no dia seguinte o que, em algumas estatísticas,
aponta até para uma maior ocorrência de acidentes automobilísticos entre
jovens, em determinadas horas".
O
especialista recomenda que os jovens atentem para a importância de evitar
noites em claro, prolongamento do sono diurno, acordar depois do meio-dia, praticar
atividades esportivas no período noturno e usar descontroladamente o celular e
internet durante a noite.
Texto
02: Sono na adolescência
O
dormir na adolescência é tão importante quanto em qualquer outra fase da vida,
já que durante o sono importantes funções cerebrais ocorrem e o corpo se
prepara para as atividades do dia. Portanto, o sono é vital para o bem estar,
tanto quanto alimentar. Os adolescentes levam de cinco a dez minutos para
“pegar no sono” e, geralmente, precisam dormir em torno de 9 horas e meia por
noite para desenvolver bem suas atividades diárias na escola e em casa.
O
ideal é que, se estudam pela manhã, procurem ir para a cama mais cedo. Quando
isto não acontece, pelo fato do jovem ficar acordado até mais tarde, seja no
computador ou na televisão, quebra o ciclo natural do sono, criando uma série
de situações conflituosas em casa, na escola e com ele mesmo. Sempre necessita
da ajuda de um despertador ou de alguém da família para acorda-lo, está sempre
atrasado para os seus compromissos e tem dificuldade de se manter alerta
durante as aulas. Porque se privar do sono necessário, passa a sentir
sonolência durante o dia e não sentir ânimo para estudar ou praticar esportes.
A
privação do sono nesta fase pode ter como consequências:
- Limitar a capacidade de
aprender, escutar, concentrar e resolver problemas, provocando baixo rendimento
escolar.
- Levar ao comportamento
agressivo e à impaciência com os colegas, professores ou membros da família,
gerando situações de conflito e ansiedade.
- Provocar a ansiedade e
fazer com que o jovem coma em demasia, levando ao ganho de peso.
- Sonolência diurna com
cochilos, atrapalhando o adolescente na realização de suas tarefas diárias.
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