Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o
dia a dia
Lição 04: Pratique a Bondade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- A lição de hoje tem como título “Pratique a Bondade”.
-
Peçam para que os alunos falem sobre os atos de bondade que eles realizam.
Anote-os
no quadro.
-
Perguntem: Por que vocês consideram que estes atos representantes atos de
bondade?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, reflitam sobre o que seja atos
de bondade.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Bondade
em ação”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação
dos alunos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bondade em Ação
Objetivo:
Refletir sobre a bondade nas atitudes individuais ou coletivas.
Material:
Texto
bíblico: Lc 10. 30 a 35
06
pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o
hospedeiro.
-
Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom
Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por
ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem
muito aparato.
Quer
saber mais sobre o uso da dramatização nas aulas da EBD, leiam o texto
pedagógico, postado abaixo.
-
O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver
lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
-
Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem
espancado, quanto a bondade e solidariedade.
-
Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude diante daquelas pessoas que
necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
-
Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes de bondade?
Aguardem
as respostas.
-
Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas
necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário