Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o
dia a dia
Lição 05: Desvie-se do Mal
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- A lição de hoje tem como título “Desvie-se do Mal”.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Desviando-se
do Mal”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação
dos alunos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Desviando-se do Mal
Objetivo:
Refletir como podemos nos desviar do mal.
Material:
Figuras
de mente(cérebro), de coração, de boca, de olhos, de pés
01
caixa
Procedimento:
-
Apresentem para os alunos um caixa com as figuras de mente(cérebro), de
coração, de boca, de olhos e de pés. A
caixa deve estar fechada.
-
Falem: Nesta caixa há várias coisas que devem ser bem cuidadas e guardadas. O
que vocês acham que pode ser?
Aguardem
as respostas e analisem coisas devem ser cuidadas e guardadas, pois elas são
coisas têm valor.
-
Depois falem: Mas, o que vocês falaram não é o que está aqui dentro.
-
Agora, abram a caixa e peçam para que os alunos analisem cada figura.
Certamente vai causar estranheza.
-
Perguntem: Como podemos guardar nossa mente, o coração, a boca, os olhos e os pés?
Aguardem
as respostas.
-
Depois falem que com certeza nossa mente não será guardada por um capacete, o
coração por colete, a boca com pasta dental e escova ou enxague bucal, os olhos
com óculos ou colírio e os pés com sapatos. Estas atitudes são necessárias, mas
nosso assunto se refere a guardá-los do mal.
-
Falem: Quer saber como?
Então
apresentem os pontos levantados na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário