Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo
melhor a si mesmo e os outros
Lição 02: Adolescer sem se aborrecer
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “Adolescer sem se aborrecer”.
-
Utilizem a dinâmica “Adolescer” para
introduzir o estudo do tema.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a
participação dos alunos durante a aula.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Adolescer
Objetivo:
Refletir
sobre a adolescência e a importância de atitudes sábias.
Material:
01
relógio grande ou uma ampulheta ou um cronômetro
03
cartolinas de cores diferentes
01
pincel atômico
Procedimento:
-
Apresentem um relógio ou uma ampulheta ou um cronômetro e coloquem para que
funcionem, com o objetivo de mostrar a rapidez do tempo. Observem a hora e
falem para os alunos, para que confirmem.
-
Apresentem 03 cartolinas de cores diferentes, contendo os seguintes títulos e
nessa ordem: tempo passado, tempo presente e tempo futuro.
-
Falem:
Hoje,
o tempo presente, vocês estão na adolescência. Nesse momento, escrevam a
palavra adolescência, a idade dos alunos e o nome de cada um.
Aqui
no tempo passado, vocês eram crianças(escrevam a palavra criança).
Agora
peçam para que eles falem como foi a infância deles, o que faziam e as
consequências positivas e negativas destes atos infantis.
Em
seguida, falem: No tempo presente aquilo que vocês estão fazendo, suas escolhas
e atitudes trazem consequências para o tempo futuro, que já é amanhã. Na lição
de hoje, o tema a ser estudado é sobre a importância das escolhas na
adolescência para não se aborrecer no futuro.
Na
cartolina do tempo futuro, coloquem uma interrogação(?).
-
Após trabalhar o conteúdo da lição, perguntem:
E
quanto ao futuro, o que podemos escrever?
Aguardem
as respostas dos alunos. Espera-se que os alunos apontem atitudes sábias e na
presença de Deus.
-
Para concluir, falem: Quando começamos eram tantas horas, o tempo presente
daquele momento agora já é passado, pois já são tantas horas. Lembrem-lhes que
o tempo passa com brevidade. O tempo presente é pequeno, de curta duração, então
desfrute este momento de sua vida com equilíbrio, com alegria e com Deus.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário