RSS

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo melhor a si mesmo e os outros
Lição 02: Adolescer sem se aborrecer

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Adolescer sem se aborrecer”.
- Utilizem a dinâmica “Adolescer” para introduzir o estudo do tema.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Adolescer
Objetivo:
Refletir sobre a adolescência e a importância de atitudes sábias.
Material:
01 relógio grande ou uma ampulheta ou um cronômetro
03 cartolinas de cores diferentes
01 pincel atômico
Procedimento:
- Apresentem um relógio ou uma ampulheta ou um cronômetro e coloquem para que funcionem, com o objetivo de mostrar a rapidez do tempo. Observem a hora e falem para os alunos, para que confirmem.
- Apresentem 03 cartolinas de cores diferentes, contendo os seguintes títulos e nessa ordem: tempo passado, tempo presente e tempo futuro.
- Falem:
Hoje, o tempo presente, vocês estão na adolescência. Nesse momento, escrevam a palavra adolescência, a idade dos alunos e o nome de cada um.

Aqui no tempo passado, vocês eram crianças(escrevam  a palavra criança).
Agora peçam para que eles falem como foi a infância deles, o que faziam e as consequências positivas e negativas destes atos infantis.  
Em seguida, falem: No tempo presente aquilo que vocês estão fazendo, suas escolhas e atitudes trazem consequências para o tempo futuro, que já é amanhã. Na lição de hoje, o tema a ser estudado é sobre a importância das escolhas na adolescência para não se aborrecer no futuro.
Na cartolina do tempo futuro, coloquem uma interrogação(?).
- Após trabalhar o conteúdo da lição, perguntem:
E quanto ao futuro, o que podemos escrever?
Aguardem as respostas dos alunos. Espera-se que os alunos apontem atitudes sábias e na presença de Deus.
- Para concluir, falem: Quando começamos eram tantas horas, o tempo presente daquele momento agora já é passado, pois já são tantas horas. Lembrem-lhes que o tempo passa com brevidade. O tempo presente é pequeno, de curta duração, então desfrute este momento de sua vida com equilíbrio, com alegria e com Deus.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: