Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o
dia a dia
Lição 12: Fuja da Contenda!
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Antes de falar sobre o tema da aula, perguntem para os alunos:
-
Agora, falem que o tema da aula será sobre como fugir da contenda.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Foi a
Gota D’água!”
-
Depois, trabalhem os pontos destacados no conteúdo da lição, sempre de forma
participativa e contextualizada.
Observação: Vejam abaixo uma sugestão para a
finalização do trimestre.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Foi a Gota D’água!
Objetivo:
Estudar sobre a contenda, suas consequências e como evitá-la.
Material:
Água
01
bandeja.
Procedimento:
-
Escrevam no quadro a expressão “Foi a Gota D’água!”
-
Perguntem: O que significa esta expressão?
Aguardem
as respostas.
As
respostas devem ser em torno de algo que faz com que alguém perca seu limite e
paciência de suportar uma situação, então, há uma desestabilização emocional,
havendo desencadeamento de atitudes variadas, inclusive gerando a contenda.
-
Apresentem o copo com um pouco de água.
-
Falem: Esta demonstração pode representar esta situação.
-
Coloquem mais água no copo e falem: Vão acontecendo situações que nos causam
estresse e vão se avolumando. (coloquem mais água no copo, deixando muito
cheio, quase transbordando).
-
Falem: Mas, uma gota d’água pode fazer o copo transbordar.(agora, coloquem um
pouco de água e copo transbordará, usem a bandeja para não cair água no chão).
-
Falem: Assim também acontece com agente. Às vezes uma palavra, uma cara feia,
pode ser a gota d’água e desencadear uma discussão, uma contenda.
-
Peçam para que pelo 02 alunos falem sobre um situação que foi a gota d’água que
iniciou uma contenda.
-
Falem: É sobre a contenda, suas consequências e como evitá-la, o tema da aula
de hoje.
-
Agora, iniciem o estudo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
Atividade para a conclusão do trimestre:
-
Falem: Neste trimestre, estudamos sobre conselhos extraídos do livro de
Provérbios.
-
Coloquem cada conselho, representado pelo título de cada lição, dentro de uma
bexiga, encham cada bola.
Busque
a Sabedoria
Obedeça
aos Pais
Evite
as más Companhias
Pratique
a Bondade
Desvie-se
do Mal
Fuja
da Imoralidade!
Vença
a Preguiça
Tenha
cuidado com o que fala!
Aprenda
a Perdoar
Como
Relacionar-se com o Próximo
Seja
Prudente!
Fuja
da Contenda!
O
Caminho para Viver
-
Organizem os alunos em pé formando um círculo.
-
Coloquem as bolas dentro do círculo no piso.
-
Peçam para um aluno pegar uma bexiga e estoure. Procure o papel e leia para
turma. Isto deve acontecer até a última bexiga.
-
Solicitem para que os alunos falem sobre este conselho. Depois, vocês
acrescentam outras informações.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário