RSS

segunda-feira, 17 de março de 2014

Dinâmica: Saindo do Egito

Objetivo:
Finalizar o estudo sobre o Êxodo.
Material:
- 02 correntes feitas com papel
- Figuras: 01 cordeiro, Tabernáculo, Sacerdote, Travessia do Mar Vermelho, Tábuas da Lei
- 01 pão de mel para cada aluno, que vocês encontram nas lojas de baganas, pacotes com 10 ou se preferir, um bolo de mel. Sirvam em saquinhos ou envolvidos em guardanapos.
Procedimento:
- Falem: Vamos fazer um breve resumo para o encerramento do trimestre, tomando partes principais da história do Êxodo e do povo de Israel relacionando-a com a vida cristã.
- Coloquem todas as figuras num quadro e à medida que vocês foram falando as orientações a seguir vocês apontem para estas figuras.
- Escolham um aluno falem que ele vai representar o povo de Israel escravo de Faraó, no Egito. Para tanto, coloquem uma corrente feita de papel nos braços e pernas para simbolizar a escravidão.
Neste momento falem sobre a forma de vida que tinha o povo quando escravo.
- Falem:
O homem, antes de pecar, gozava da comunhão com Deus. Mas, quando o homem pecou, o pecado o separou de Deus. Tornando-se preso ao pecado e as garras do Diabo.
- Coloquem as correntes nas mãos de outro aluno, demonstrando a humanidade presa ao pecado.
- Leiam “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”(Rm 8.34).
- Em seguida, falem da providência divina, chamando Moisés para libertar o povo do jugo de Faraó, a interferência divina e persistência de Faraó em não libertar o povo.
- Depois, falem: Deus, com seu grande amor, providenciou uma forma de resgatar os homens e as mulheres, enviando Seu filho, Jesus Cristo, para que morresse e salvasse a humanidade, libertando-a do pecado e das garras de Satanás.
- Leiam “Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Depois, leiam “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(Jo 8.36).
- Nesse momento, o aluno deve retirar com força as correntes e demonstrar alegria.
- Leiam, também: “Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”(Gl 5.1).
- Falem: O povo de Israel foi liberto, através da providência divina, depois das 10 pragas. Nesse momento, o aluno deve retirar com força as correntes e demonstrar alegria.
- Falem: No Egito, a atitude de Faraó em não deixar o povo partir e adorar ao Senhor, também nos remete as dificuldades e empecilhos que encontramos para servir ao Senhor.
- Falem: O povo de Israel entre a 9ª e a 10ª praga, celebraram a páscoa, com um cordeiro, pães asmos e ervas amargosas.   O cordeiro pascal nos remete ao sacrífico de Jesus que foi sacrificado por nós.  “Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado” 1 Coríntios 5:7.
- Falem:
A travessia do Mar Vermelho e as dificuldades que tiveram na peregrinação no deserto, nos remete as dificuldades do caminhar cristão, mas na certeza da providência divina  relatada na história do povo hebreu.
Uma das dificuldades enfrentadas foi a falta de água(neste momento, distribuam os copos descartáveis sem água e continuem falando sobre a murmuração. Falem também sobre a comida diária: pão, carne.
Depois, enfatizem que Deus não desprezou o povo no deserto, mas providenciou comida, água boa para beber e um oásis no deserto. Assim também nós devemos confiar em Deus, que conhece nossa necessidade.
- Perguntem: E a água, vocês desejam? Aguardem um pouco.
- Falem: Eles receberam os Dez Mandamentos e as Leis Civis para ter uma forma legítima de como agir diante de Deus e do próximo. Nós também temos a palavra de Deus como luz para o caminho e valores do Reino.
- Falem sobre o Tabernáculo, lugar de sacrifícios e da presença de Deus. Deus escolheu Arão e seus filhos para o sacerdócio para servir no Tabernáculo.
- Declarem o que está escrito em Hebreus 10:11-12, sobre o sacrifício de Jesus: “E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus”.
- Falem: Hoje, somos tabernáculos de Deus, pois temos o Espírito Santo que mora e está em nós. Somos pois  sacerdotes no Reino de Deus.
- Ao finalizar, sirvam  para os alunos  01 pão de mel.
 Mas, por que pão de mel? Para nos lembrar do maná tinha sabor de bolo de mel(Ex. 16. 31).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: