Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo
melhor a si mesmo e os outros
Lição 12: Duvidar, por quê?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “Duvidar, por quê?
-
Depois, utilizem a dinâmica “Vestindo a
Camisa”.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a
participação dos alunos durante a aula.
Observação: Vejam abaixo uma sugestão para a finalização
do trimestre.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vestindo a Camisa
Objetivo:
Refletir sobre a confiança em Deus.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno 01 folha de papel ofício.
-
Solicitem aos alunos que façam um barco, utilizando a técnica da dobradura
(aquela que fazíamos costumeiramente quando criança, lembram?).
Aguardem
que todos terminem e ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.
-
Falem: Quando aceitamos a Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos
Jesus como nosso guia. Leiam Mt 8.23. Às vezes, o mar está calmo, mas há
momentos de tormentas, de dificuldades, pensamos até que vamos naufragar. Leiam
Mt 8. 24.
-
Há momentos de dificuldades e o barco da nossa vida pode sofrer danos. Solicitem
aos alunos que retirem a extremidade da direita e da esquerda do barco,
rasgando as duas pontas. Depois, retirem também a extremidade da vela.
-
Continuem, falando: Apesar das dificuldades, não naufragamos porque Cristo está
conosco.
-
Leiam Mt 8. 25 a 27.
"E
os seus discípulos, aproximando-se o despertaram, dizendo: Senhor salva-nos,
que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então,
levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E
aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e
o mar lhe obedecessem?".
-
Apesar das avarias do barco (apontem para as extremidades retiradas), Cristo é
nosso socorro; estamos no barco, porque somos integrantes do Reino, decidimos
“Vestir a Camisa” do Reino de Deus.
-
Perguntem: O que significa “Vestir a Camisa”?
Certamente
as respostas terão o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação,
estar motivado, confiar em Deus em Sua Palavra.
-
Agora, solicitem aos alunos que abram a dobradura do barco. O que eles verão?
Uma camisa!
A
folha deve ficar dobrada ao meio, não abrir a folha completamente!
-
Falem: Quem entra no Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está
comprometido com a Palavra de Deus, com os valores do Reino.
-
Finalizem, lendo: “O Senhor é o meu
rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha
fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu
alto refúgio”(Salmo 18:2).
Ideia
original de transformar a dobradura do barco em camisa: desconhecida.
Elaboração
da dinâmica: Sulamita Macedo.
-
Pedir aos alunos para trazer no próximo domingo uma foto deles quando criança.
-
No dia da conclusão do trimestre(13ª lição):
Desenhar
o contorno de um menino e de uma menina sobre uma folha de papel madeira, para
tanto peçam para que um menino deite-se sobre a folha e outro colega faz o
contorno do corpo com um lápis hidrocor.
As meninas farão o mesmo procedimento.
Falem:
Neste trimestre, estudamos vários assuntos sobre o conhecimento de si mesmo e
também dos outros que nos relacionamos.
Peçam
para que os alunos apresentem suas fotos de criança e falem que hoje eles são
adolescentes que estão passando por uma série de mudanças corporais e
psicológicas. Mostrem um espelho e peçam para que se olhem e falem sobre o que
estão vendo(características corporais). Observem as mudanças ocorridas e falem
sobre elas.
As
características dessa fase da vida nós estudamos na lição 01. Vejam estas
características na página 6 da lição 01 e na lição 03 e escrevam nos desenhos
do menino e da menina de acordo com seu tipo. Falem sobre a importância da auto
estima nesta fase(lição 7). Falem sobre a ansiedade(lição11)
Várias
coisas inadequadas podem ser oferecidas
a vocês(vejam lição 02), mas observem a orientação da Palavra de Deus. Estas
coisas devem ser escritas fora do corpo do aluno e a “Palavra de Deus” deve ser
escrita dentro do corpo do menino e da menina. Lembrem que eles devem
influenciar positivamente os colegas e não se deixar influenciar negativamente
por eles(lição 6). Recomendem a importância de boas amizades(lição 8) e da
obediência aos pais e a Palavra de Deus(lição 9), além da confiança em Deus e na Sua Palavra(lição 12).
A importância da família deles(lição 10)
Estudamos
também sobre o cuidado com a aquilo que falamos e com as atitudes. Isto nos
fala de controle pessoal que estudamos na lição 04.
Mencionem
as características dos temperamentos e escrevam dentro do menino e da menina. Reforcem
que os pontos positivos devem ser alimentados, mas os negativos devem ser
melhorados.(lição 5). Para finalizar falem que o corpo deles é morada de Deus.
Por
Sulamita Macedo.
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