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segunda-feira, 31 de março de 2014

Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais – Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 01: E Deu Dons aos Homens

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 -  Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: Dons Espirituais e Ministeriais – Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
- Capa:
O que vemos? Mãos levantadas.
O que isto tem a ver com o tema?
Sinaliza alguém que recebe algo do alto, isto é, os dons dados por Deus.
- Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Leiam de forma alternada com os alunos, os títulos das 13 lições.
7 - Agora, trabalhem a lição 01: E Deu Dons aos Homens.
- Procurem definir o que seja “Dom”, partindo das ideias dos alunos, depois acrescentem outras informações.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Tesouros em Vasos de Barro”, que proporcionará a reflexão de que os dons são  tesouros dados por  Deus.
- Agora trabalhem os pontos levantados na lição. Escrevam os 03 tipos de dons no quadro ou numa cartolina para que haja visualização e mais fixação dos nomes destes dons.
- Para concluir, leiam o texto “A Loja de Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tesouros em Vasos de Barro
Objetivo: Refletir sobre as dádivas, os tesouros que recebemos da Trindade.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel dourado
¼ de uma folha de papel ofício com os dons digitados.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro( retirem a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
- Leiam II Coríntios 4:6 e 7: “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós”.
- Falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
- Falem também: Desde a conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e recebemos dádivas espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel – a palavra DONS.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: A Loja de Deus
Um dia, um homem entrou numa loja e, estupefato, viu um anjo atrás do balcão. Maravilhado com aquela visão, perguntou:
- Anjo, o que vendes?
O anjo respondeu:
 - Todos os dons de Deus.
O homem voltou a perguntar:
            - E custam caro?
E a resposta do anjo foi:
- Não. É de graça... É só escolher.
O homem, todo feliz, olhou para toda a loja e viu jarras de vidro de fé, pacotes de sabedoria, caixas de felicidade... Não estava acreditando que poderia adquirir tudo aquilo.
- Por favor, embrulhe para mim, muito amor de Deus, bastante felicidade, abundante perdão d'Ele, amor ao próximo, paciência, tolerância...
O anjo anotou o pedido e foi separar os produtos. Ao retornar, entregou-lhe vários pacotinhos, que cabiam na palma da mão do homem. Espantado, ele indagou:
- Como pode você me dar apenas esses pacotinhos?! Eu quero levar uma grande quantidade dos dons de Deus.
O anjo respondeu:
- Querido amigo, na loja de Deus nós não vendemos frutos. Apenas sementes.
Autor Desconhecido


Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de Jesus
Lição 01: Não é História de Pescador

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Apresentem o tema deste trimestre: As Parábolas de Jesus.
- Depois, perguntem: O que é uma parábola?
Aguardem as respostas. Acrescentem outras informações e falem que Jesus utilizava as parábolas como recurso de ensino, para facilitar a transmissão de verdades espirituais.
Vamos estudar apenas 13 parábolas das 39 proferidas por Jesus.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Não é História de Pescador”.
- Perguntem:
Já escutaram alguma história de pescador?
Vocês já pescaram?
Já presenciaram um arrastão de pesca?
Observação: Arrastão de pesca: pescadores lançam uma rede ao mar, próximo a praia, e depois arrastam a rede para fora, escolhendo os bons peixes e desprezando os demais...
Aguardem as respostas.

- Em seguida, utilizem a dinâmica “A Pescaria”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da parábola e sua aplicação pessoal.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Pescaria
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a Parábola da Rede de Pesca.
Material:
09 peixes confeccionados de EVA ou cartolina
01 cesta
01 rede de pesca ou 01 figura de pescaria
01 tubo de cola
Digitar as frases abaixo: 
O Reino dos céus é ainda como uma rede
que é lançada ao mar e apanha toda sorte de peixes.
Quando está cheia, os pescadores a puxam para a praia.
Então se assentam e juntam os peixes bons em cestos,
mas jogam fora os ruins.
Assim acontecerá no fim desta era.
Os anjos virão, separarão os perversos dos justos
e lançarão aqueles na fornalha ardente,
onde haverá choro e ranger de dentes.
Procedimento:
- Confeccionem 9 peixes.
- Colem atrás deles uma dessas frases abaixo:
O Reino dos céus é ainda como uma rede
que é lançada ao mar e apanha toda sorte de peixes.
Quando está cheia, os pescadores a puxam para a praia.
Então se assentam e juntam os peixes bons em cestos,
mas jogam fora os ruins.
Assim acontecerá no fim desta era.
Os anjos virão, separarão os perversos dos justos
e lançarão aqueles na fornalha ardente,
onde haverá choro e ranger de dentes.
- Arrumem dentro de um cesto ou cesta e coloquem próximo de uma rede de pescar ou uma figura de pescaria.
- Peçam para que os alunos peguem os peixes e leiam cada frase, organizando-as numa sequência que faça sentido para formar a parábola da lição.
Aguardem e em seguida peçam para que eles leiam. Observem se está correto, caso contrário eles devem reorganizar o texto.
- Em seguida, leiam novamente com os alunos a parábola da lição, que se encontra em Mateus 13:47-50:
“O Reino dos céus é ainda como uma rede que é lançada ao mar e apanha toda sorte de peixes. Quando está cheia, os pescadores a puxam para a praia. Então se assentam e juntam os peixes bons em cestos, mas jogam fora os ruins. Assim acontecerá no fim desta era. Os anjos virão, separarão os perversos dos justos e lançarão aqueles na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes".
- Agora, trabalhem o conteúdo da parábola e sua simbologia para cada cristão.

Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no Mundo
Lição 01: Eu Tenho uma Missão!

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
 6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Agora, falem sobre o título da lição “Eu Tenho uma Missão!”
 - Para introduzir o tema da lição, leiam Marcos 16.15 a 18.
Em seguida falem sobre a Grande Comissão e enfatizem que cada pessoa tem uma missão a cumprir.
- Trabalhem os pontos sugeridos na lição de forma participativa.
- Convidem o diretor de Missões da Igreja pra expor o que a Igreja, enquanto instituição, tem realizado para alcançar as nações.
- Para refletir sobre o que cada um tem feito para o cumprimento da nossa missão individual, utilizem a dinâmica “Com a mão na massa”.
- Para finalizar a aula, entreguem 05 folhetos para cada aluno e orientem para  que  entreguem depois que saírem da Escola Dominical. Vocês também podem sugerir que eles utilizem as redes sociais para evangelizar.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Com a Mão na Massa
Objetivos:
 - Refletir sobre o serviço cristão.
- Realizar auto-avaliação do serviço que realizamos para o cumprimento do “Ide” de Jesus.
Material:
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.
Fora da mão: Aquilo que não estão executando, mas que desejam realizar.
- Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra  teu Senhor”.
- Leiam ainda:  I Co 4.2 e Sl 100.02.
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo no cumprimento do “Ide”  de Jesus.

Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 01: Não Tem Nada a Ver, será?

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
7 - Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam esta sugestão:
- Iniciem apresentando o tema deste trimestre: Os Perigos do Relativismo Moral e reflita sobre o que isto significa.
- Depois, apresentem os temas que serão abordados nas aulas posteriores.
- Agora, vocês começam a trabalhar a lição 01, falando primeiro do título “Não Tem Nada a Ver, será?”.
- Depois, utilizem a dinâmica “Doce ou Azedo”.
- Em seguida, vocês trabalham o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, leiam e reflitam sobre o texto “A Corrida dos Sapinhos”. O que vocês podem refletir sobre o texto?
Na caminhada cristã, sejamos nós “surdos” aos apelos mundanos do relativismo moral, da ética não-cristã etc, que nos impedem de continuar na corrida até aos céus.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Doce ou Azedo?
Objetivo: Refletir sobre o Relativismo e enfatizar posicionamento do cristão  tendo como parâmetro a Palavra de Deus.
Material:
Balas doces e azedas (retirem o papel que as envolvem) para cada aluno
01 prato descartável (para as balas doces)
01 prato descartável (para as balas azedas)
Procedimento:
- Distribuam para cada aluno 01 bala doce.
- Peçam para que eles experimentem a bala e depois falem se é doce, azeda ou tem outra característica.
Aguardem que todos emitam suas opiniões.
Observem a certeza ou dúvida dos alunos quanto a característica da bala.
Pode ocorrer opiniões divergentes e iguais.
- Depois, distribuam para cada aluno 01 bala azeda.
Realizem o mesmo procedimento já citado da bala doce.
- Depois, perguntem qual das duas eles gostam mais.
Façam este levantamento, escrevendo no quadro a quantidade dos que gostam da bala doce, da bala azeda e também os que gostam das duas.
- A partir das respostas, exemplifiquem o relativismo de forma simples.
A primeira bala que era doce, alguns confirmaram que realmente era doce outros falaram mais ou menos. Da mesma forma a bala azeda. Aqui também encontramos gostos relativos e individuais quanto a preferência da bala.
No relativismo também é assim tudo é as ideias, as opiniões e argumentos são relativos, isto é, não há certo nem errado, todas as opiniões são aceitas e respeitadas, pois não há parâmetro.
- Depois, enfatizem a importância de posicionamentos conforme a ética do Reino de Deus, que encontramos na Palavra de Deus.
- Vejam o que a Bíblia afirma:
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não... Mateus 5:37
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Isaías 5:20
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: A Corrida dos Sapinhos
            Era uma vez um tempo em que os bichos falavam... Nesse tempo também havia alegria, diversão e competição. Certa ocasião, decidiram realizar uma corrida de sapinhos.
            Eles tinham que subir uma grande torre e atrás havia uma multidão, muitos outros bichos para vibrar com eles.
            Começou  a competição e a multidão dizia:
            - Não vão conseguir. Não vão conseguir.

            Os sapinhos iam desistindo um por um. Menos um que continuava subindo.
            Aí aclamava a multidão:
            - Vocês não vão conseguir!
            E os sapinhos iam desistindo um por um, menos um que subia tranqüilo. Ao final da competição, todos desistiram menos aquele.
            Todos ficaram curiosos para saber o que tinha acontecido. Quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar lá, descobriram que ele era SURDO!

Autor desconhecido.
Discipulado 1 – Novos Convertidos
Lição 01: Conhecendo a Bíblia

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da aula: Conhecendo a Bíblia. É importante que os alunos possuam Bíblia, sendo assim procurem, com antecedência, o Departamento do Discipulado ou de Evangelismo de sua Igreja para solicitar os exemplares para os alunos.

- Falem que neste dia eles vão conhecer as partes da Bíblia e como encontrar um texto bíblico.
 Certamente, para a maioria dos seus alunos, este é o primeiro contato que têm com uma situação de ensino da Bíblia de forma sistemática.
Alguns poderão apresentar ansiedade por não saber manusear o Livro dos livros. Tranquilize-os, afirmando que nessa aula é apenas uma iniciação, mas com o passar do tempo eles vão adquirindo agilidade no manuseio da Bíblia.
- Para a condução dessa aula, utilizem a dinâmica “Abrindo o Tesouro”.
- Para concluir, leiam  o texto “Leitura Proveitosa”.
Tenham uma excelente e produtiva aula

Dinâmica: Abrindo o Tesouro
Objetivos:
Manusear a Bíblia de forma satisfatória.
Conhecer a organização da Bíblia: Antigo e Novo Testamento, sequência dos livros, divisão em capítulos e versículos.
Material: 01 Bíblia para cada aluno.
Procedimento:
- Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a vida espiritual, digam que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.
- Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.
- Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página. Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é composta por 66 livros.
- Continuem falando: Para encontrar com facilidade um texto na Bíblia, os seus livros estão divididos em capítulos e versículos.
- Ainda observando o índice, peçam aos alunos para encontrar João capítulo 3, versículo 16. Orientem os alunos que o Evangelho Segundo São João está no Novo Testamento.
- Aguardem que todos encontrem este livro. Em seguida, falem que os números grandes são os capítulos, enquanto os pequenos são os versículos. Então, já que todos encontraram o Evangelho de João, vamos procurar o texto neste endereço: capítulo 3, versículo 16. Depois todos deverão ler o versículo em voz alta.
- Agora vamos fazer outra busca: agora será Salmo 119, versículo 11. Depois peçam para que todos leiam: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. Então, falem da importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus.
- Passem para os alunos uma tarefa para casa. Escrevam no quadro 04 referências e peçam para que procurem estes textos, copiem cada um deles numa folha e deverão trazer na próxima aula. Também deverão memorizar pelos menos uma dessas referências.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Leitura Proveitosa
                O professor de Bíblia, William Barclay, lembra a experiência de um grupo de soldados britânicos, durante a I Guerra Mundial. Os homens tiveram um longo período de tranquilidade em relação aos seus inimigos. Entre eles havia um ateísta que, para preencher os dias monótonos, foi ao capelão e perguntou se tinha qualquer livro para ler. O único livro
que o capelão tinha era a Bíblia.
                A princípio, o ateísta recusou a Bíblia, mas então a levou e começou a ler pelo Antigo Testamento. Ele se deparou com a história de Ester e ficou tão cativado pela mesma que decidiu ler toda a Bíblia. À medida que o fez, compreendeu que o que ele estava lendo era a verdade e aceitou a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
                O apóstolo Paulo afirmou em II Tm 3.16 que “toda escritura é proveitosa”. Ela dá às pessoas a sabedoria que conduz a “salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”(v.15). Mesmo passagens que parecem ser monótonas e sem valor espiritual, têm o poder de transformar a vida das pessoas.

                Se na nossa leitura nos deparamos com passagens que a princípio achamos sem inspiração, vamos confiar no Espírito Santo de que falará aos nossos corações e transformará nossas vidas. Lembre-se: quando se trata da Bíblia – desde Gênesis a Apocalipse – ela é divinamente inspirada e proveitosa. Vermon Grounds.  Fonte: Nosso Pão Diário
Discipulado 2 – Novos Convertidos
Lição 01: O Discípulo e a Comunidade

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Façam uma panorâmica das lições do trimestre, lendo cada título de forma alternada, vocês começam e os alunos leem o próximo.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e a Comunidade. Afirmem que estudaremos sobre a influência positiva do cristão na sociedade. Para isto, utilizem a dinâmica  “Sal da Terra”.

- Para concluir, leiam o texto “O Desvio”, que proporcionará a reflexão sobre o cuidado que devemos ter quanto a nossas atitudes e relacionamentos.
Tenham uma excelente aula!

Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material: 03 copos transparentes com água, 02 saquinhos com sal, 01 colher de chá, 01 colher de sopa de sal.
Procedimento:
- Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai realizar.
- Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
- Coloquem:
 01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
- Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que melhor representada o cristão neste mundo é a da situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou sendo influenciados?
- Após os questionamentos, leiam:
  “Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da terra. 
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: O Desvio
          Eu e meus irmãos mais novos vivíamos brigando uns com os outros, quando éramos crianças. Teimosos e obstinados, cada qual queria a coisa a seu modo.
          Um dia papai levou-nos à estação da estrada de ferro para assistir a chegada de um trem de passageiros. Mal chegamos, ouvimos o apito de um trem de carga que vinha na direção oposta.
          - Estão vendo? Disse-nos papai. Dois trens vêm chegando em direções contrárias.
          - Que é que vai acontecer? Continuou ele.
          Nem respondemos. Deixamo-nos ficar ali, mudos de espanto e de medo, à espera da colisão que julgávamos inevitável. Mas, com muita rapidez, o trem de carga mudou de direção e entrou em um desvio. O trem de passageiros chegou a estação sem nenhuma dificuldade. Enquanto os viajantes desciam tranquilamente, papai se voltou para nós e disse:
          - Vocês viram? O mesmo sucede às pessoas. Todos nós tentamos seguir em direções diversas, no mesmo leito da estrada que é a vida. E se não usarmos os desvios, podemos esperar por um desastre na certa. Há muitos desvios a nossa disposição, e chamam-se: paciência, amor fraterno, tolerância e bom-senso.
          Nunca mais nenhum de nós esqueceu a lição. E todas as vezes que nós estamos na iminência de um choque de opiniões, que geralmente redunda em desagradáveis consequências, lembramo-nos daquele desvio do trem e conseguimos, com bons resultados, resolver os problemas.

Autor Desconhecido.