Discipulando
– 4º. Ciclo – Portando uma nova identidade
Lição
03: Cristo, o discípulo e a lei
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Cristo, o discípulo e a lei.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Quando vocês falarem sobre o cumprimento da lei,
utilizem a dinâmica “O Mandamento do
Amor”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Mandamento do Amor
Objetivo: Apresentar os 10 mandamentos e enfatizar que se
resumem em amar a Deus e ao próximo.
Material:
01 relação dos 10 mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte
cada um
Palavras digitadas: Amor, Deus, Próximo
01 coração de tamanho médio (vermelho) feito de
cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada aluno
01 quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
- Distribuam os 10 mandamentos(Ex 20:3-17)
separados para 10 alunos.
- Peçam para que os alunos apontem quais os
mandamentos que se referem a Deus e ao próximo.
- Dividam o quadro em 02 colunas, numa escreva
DEUS, na outra a palavra PRÓXIMO.
Peçam para que os alunos fixem, com fita adesiva, o
mandamento na coluna que ele escolher.
Espera-se que o resultado seja este: os 04
primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos ao próximo.
Não terás outros deuses diante de mim
Não farás para ti imagem de escultura
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Santificarás o sábado
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
- Depois, solicitem que leiam Marcos 12: 30 e 31 e
falem que este é o resumo dos 10 mandamentos: Amar a Deus e ao próximo,
conforme as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu
coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas
forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás
o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.
- Falem: Os 4 primeiros mandamentos fazem
referência ao relacionamento vertical, isto é, com Deus, a parte espiritual. Os
6 últimos referem-se ao relacionamento horizontal, com o próximo, a parte social.
- Em seguida, coloquem um coração no alto do quadro
e fixem a palavra AMOR.
- Perguntem: A quem amamos?
Aguardem as respostas, que deverão ser variadas
como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se resumem em: a Deus e ao
Próximo.
- Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo
abaixo da palavra AMOR.
- Falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a
Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo.
- Falem: O que fazemos para o próximo é uma
evidência do nosso amor a Deus, conforme lemos em I Jo 3:17-18:
“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu
irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de
Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em
verdade”.
- Para concluir, entreguem um coração pequeno para
cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o coração, simbolizando o
amor que deve haver entre eles e ao próximo.
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Irmã Sulamita como sempre a senhora continua sendo uma benção nas mais de Deus.
Que Deus lhe fortaleça ainda mais nos estudos e ensinos da palavra do senhor.
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