Adolescentes –
Currículo do Ano 2: História da Igreja para adolescentes
Lição 04: Paulo, um agente histórico da igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Paulo, um agente histórico da igreja.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Conhecendo
Paulo”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo Paulo
Objetivo:
introduzir o estudo sobre o apóstolo Paulo.
Material:
Papel
ofício
Palavras
digitadas(ver no procedimento)
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Antes da aula:
Coloquem
debaixo de cada cadeira, uma tira de papel ofício com as seguintes
características do apóstolo Paulo:
Apóstolo
Teólogo
Missionário
Escreveu
13 livros do Novo Testamento
Fundou
várias igrejas
Poliglota
Fazia
tendas
Judeu
Cidadão
romano
Perseguidor
antes da conversão
Fariseu
Passou
a ser perseguido após a conversão
Durante a aula:
-
Escrevam no quadro: Quem sou eu?
-
Falem: Vamos estudar sobre um personagem muito importante para a história da
igreja.
-
Falem: Nós conhecemos uma pessoa por suas características. As características
desse personagem estão fixadas debaixo de cada cadeira. Que tal retirá-las e
descobrir a quem se refere?
-
Aguardem e peçam para que cada aluno leia a característica; ao final perguntem:
Quem sou eu?
Espera-se
que os alunos falem que o personagem é o apóstolo Paulo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário