RSS

segunda-feira, 18 de julho de 2016

05 Dinâmicas sobre o apóstolo Paulo

01 - Dinâmica sobre as características do apóstolo Paulo

Dinâmica: Conhecendo Paulo

Objetivo: introduzir o estudo sobre o apóstolo Paulo.

Material:

Papel ofício

Palavras digitadas(ver no procedimento)

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

- Antes da aula:

Coloquem debaixo de cada cadeira, uma tira de papel ofício com as seguintes características do apóstolo Paulo:

Apóstolo

Teólogo

Missionário

Escreveu 13 livros do Novo Testamento

Fundou várias igrejas

Poliglota

Fazia tendas

Judeu

Cidadão romano

Perseguidor antes da conversão

Fariseu

Passou a ser perseguido após a conversão

Durante a aula:

- Escrevam no quadro: Quem sou eu?

- Falem: Vamos estudar sobre um personagem muito importante para a história da igreja.

- Falem: Nós conhecemos uma pessoa por suas características. As características desse personagem estão fixadas debaixo de cada cadeira. Que tal retirá-las e descobrir a quem se refere?

- Aguardem e peçam para que cada aluno leia a característica; ao final perguntem: Quem sou eu?

Espera-se que os alunos falem que o personagem é o apóstolo Paulo.

Por Sulamita Macedo.

 

02 - Dinâmica sobre o apóstolo Paulo, conversão e divulgação do Evangelho

Dinâmica: Combati o bom combate

Objetivos:

Refletir sobre a transformação na vida de Saulo de Tarso, após a conversão.

Enfatizar o exemplo do apóstolo Paulo na divulgação do Evangelho.

Material:

01 folha de papel ofício

01 pincel atômico

01 folha de papel ofício para cada aluno

Procedimento:

- Apresentem uma folha de papel ofício limpa e sem marcas.

- Falem: Esta folha vai representar Saulo de Tarso antes de sua conversão(neste momento escrevam o nome “Saulo” em um lado da folha). Ele fazia um tremendo “barulho”(mexam a folha para lá e para cá), pois perseguia os cristãos.

- Falem: Mas, ele teve um encontro com Deus(agora do mesmo lado da folha onde tem o nome desenhem uma cruz). A vida de Saulo mudou radicalmente e passou a se chamar Paulo(escrevam do outro lado da folha a palavra “Paulo”.

- Falem: A vida de Paulo passou a ter marcas da cruz de Cristo. De perseguidor passou a ser perseguido por causa da proclamação do evangelho.

- Leiam 2 Coríntios 11:24-27(à medida que a leitura foi efetuada, vocês vão amassando a folha de papel ofício):

“Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.

Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;

Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;

Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez”.

Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; 2 Timóteo 4:17

- Falem: Estas foram as marcas que Paulo sofreu ao levar a mensagem de salvação.

- Leiam: “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem”(II Timóteo 4:17).

- Falem: Ele já no final da vida e preso em Roma, ao escrever para Timóteo, afirmou:

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”(II Timóteo 4: 7).

Ele tinha consciência de que estava perto de morrer, mas sabia do dever cumprido e que apesar das dificuldades e sofrimentos guardou a fé.

- Entreguem 01 folha para cada aluno, peçam para que cada um escreva o nome dele ou dela na folha.

- Falem: A proclamação do evangelho chegou até você, transformando sua vida( peçam para que desenhem uma cruz).

Que marcas você tem por causa do evangelho?

Você já sofreu algum tipo de perseguição por causa do evangelho?

Para os alunos que responderam afirmativamente, peçam que relatem apenas uma situação e neste momento o aluno vai amassando o papel.

- Ao final, os alunos devem dizer: Estou combatendo o bom combate, ainda não acabei a carreira, estou guardando a fé, apesar das dificuldades.

Ideia original do papel amassado desconhecida.

Por Sulamita Macedo.

 

03 - Dinâmica sobre os Paulo e seus cooperadores

Dinâmica: Cooperadores de Paulo

Objetivo: Refletir sobre a importância da liderança e os cooperadores.

Material:

Muitos objetos de tamanhos e pesos variados

Procedimento:

- Entreguem todos os objetos uma pessoa da sala.

- Peçam para que esta pessoa comece a andar. Observem a dificuldade de conduzir todos eles.

- Agora, chamem 02 alunos, que deverão ajudar o colega que está sobrecarregado. Observem esta nova situação: a divisão de algo com os colegas.

- Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância do líder necessitar de outros para poder trabalhar de forma exitosa.

- Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns.

Peçam para que 01 aluno levante os braços e quando estiver cansado, 02 colegas devem ajudá-lo, de acordo com o texto bíblico abaixo:

“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).

- Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Tito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp  2. 19 e 25).

- Para finalizar, falem: É sobre Timóteo e Tito, 02 jovens pastores, que vamos estudar neste trimestre.

Por Sulamita Macedo.

 

04 - Dinâmica sobre Paulo como mentor

Dinâmica: Aprendendo com Paulo – O Mentor

Objetivos:

Estudar sobre o tipo de liderança de Paulo e capacidade dos seus liderados, Timóteo e Epafrodito.

Sensibilizar os lideres para que tenham Paulo como modelo de líder.

Material:

Figuras de médico, dentista, motorista e professor

Pedaço de cartolina vermelha para cada aluno

Pedaço de cartolina verde para cada aluno

01 folha de papel madeira

Procedimento:

- Coloquem no quadro 04 figuras e façam as seguintes perguntas:

Médico: Vocês confiariam num médico sem experiência para se operar?

Dentista: Vocês fariam um tratamento dentário com uma pessoa que se diz dentista, e é muito procurado pelos clientes para realizar procedimentos?

Motorista: Vocês fariam uma viagem com um motorista que nunca dirigiu um ônibus e tem pouca experiência no volante?

Professor: Vocês fariam um curso com um professor que não apresenta capacidade, habilidade e conhecimento sobre o tema do curso?

- Observem as respostas e reflitam sobre elas. Certamente as respostas serão negativas, tendo em vista a falta de preparação desses profissionais.

- Perguntem: Por que Paulo escolheu Timóteo e Epafrodito para substituí-lo em Filipos?

Timóteo e Epafrodito eram preparados, tinham qualidades e eram capazes de exercer esta função, pois Paulo, como líder e mentor deles, reconheceu neles, os liderados, condições para exercer este serviço.

O que é mentor? Pessoa que aconselha, ensina ou guia(dicionário Michaelis).

Temos em Paulo um modelo de liderança servidora.

- A liderança é algo muito comum no nosso cotidiano, quer seja na nossa família, na igreja, no trabalho etc. Ora somos líderes, ora liderados. Vivenciamos posturas diferentes de líderes, porém esta lição enfatiza os princípios da liderança servidora.

- Perguntem quais as formas de liderança exercidas, de um modo geral, por aquele grupo e anotem as respostas num quadro.

Por exemplo, Pastor, Líder do Setor, Superintendente da EBD, dirigente de Círculo de Oração, Comissão de Visitas, regente de conjunto ou coral, professor(a) da EBD, pregador(a), mãe, pai etc

- Distribuam dois pedaços de cartolina verde e vermelha para cada aluno e solicitem aos alunos para destacarem um ponto positivo(cartolina verde) e um negativo(cartolina vermelha) da liderança que eles exercem; não precisa de identificação dos nomes dos alunos; colem numa folha de papel madeira, separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais características precisam melhorar ou aquelas que necessitam continuar.

 - Trabalhem com a turma o conteúdo dos itens da lição, observando sempre como os princípios dessa liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.

Por Sulamita Macedo.



05 - Dinâmica: Paulo ora pelos efésios

Objetivo: Concluir o estudo sobre a oração de Paulo pela igreja de Éfeso.



Material:

01 cartaz contendo os principais pontos da oração de Paulo(veja no procedimento)

01 rolo de fita adesiva

01 quadro para colocar o cartaz

Procedimento:

- Falem: Estudamos os pontos principais da oração intercessória de Paulo pela igreja de Éfeso, contidos em Ef 3. 16 a 19.

- Apresentem os seguintes itens que se referem a oração paulina:

Fortalecida com poder

Habitada por Cristo

Compreenda o amor de Deus

Tenha pleno desenvolvimento espiritual

- Falem: Observamos a importância de cada item para os irmãos da cidade de Éfeso(apontem para o cartaz).

- Organizem os alunos em círculo e perguntem:

Qual a importância tem cada um destes pontos para a igreja de Cristo na atualidade?

Deixem que os alunos debatam entre si, mas interfiram colocando algumas afirmações para conduzir o bom andamento da discussão.

Estipulem um tempo para esta atividade.

- Façam a conclusão, fazendo uma oração por cada aluno como participante da igreja.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: