05 Dinâmicas sobre o apóstolo Paulo
01 - Dinâmica sobre as características do apóstolo Paulo
Dinâmica: Conhecendo Paulo
Objetivo:
introduzir o estudo sobre o apóstolo Paulo.
Papel ofício
Palavras digitadas(ver no
procedimento)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Antes da aula:
Coloquem debaixo de cada
cadeira, uma tira de papel ofício com as seguintes características do apóstolo
Paulo:
Apóstolo
Teólogo
Missionário
Escreveu 13 livros do Novo
Testamento
Fundou várias igrejas
Poliglota
Fazia tendas
Judeu
Cidadão romano
Perseguidor antes da conversão
Fariseu
Passou a ser perseguido após a
conversão
Durante a aula:
- Escrevam no quadro: Quem sou
eu?
- Falem: Vamos estudar sobre
um personagem muito importante para a história da igreja.
- Falem: Nós conhecemos uma
pessoa por suas características. As características desse personagem estão
fixadas debaixo de cada cadeira. Que tal retirá-las e descobrir a quem se
refere?
- Aguardem e peçam para que
cada aluno leia a característica; ao final perguntem: Quem sou eu?
Espera-se que os alunos falem
que o personagem é o apóstolo Paulo.
Por Sulamita Macedo.
02 - Dinâmica sobre o apóstolo Paulo, conversão
e divulgação do Evangelho
Dinâmica: Combati o bom
combate
Objetivos:
Refletir sobre a transformação
na vida de Saulo de Tarso, após a conversão.
Enfatizar o exemplo do
apóstolo Paulo na divulgação do Evangelho.
01 folha de papel ofício
01 pincel atômico
01 folha de papel ofício para
cada aluno
Procedimento:
- Apresentem uma folha de
papel ofício limpa e sem marcas.
- Falem: Esta folha vai
representar Saulo de Tarso antes de sua conversão(neste momento escrevam o nome
“Saulo” em um lado da folha). Ele fazia um tremendo “barulho”(mexam a folha
para lá e para cá), pois perseguia os cristãos.
- Falem: Mas, ele teve um
encontro com Deus(agora do mesmo lado da folha onde tem o nome desenhem uma
cruz). A vida de Saulo mudou radicalmente e passou a se chamar Paulo(escrevam
do outro lado da folha a palavra “Paulo”.
- Falem: A vida de Paulo
passou a ter marcas da cruz de Cristo. De perseguidor passou a ser perseguido
por causa da proclamação do evangelho.
- Leiam 2 Coríntios 11:24-27(à
medida que a leitura foi efetuada, vocês vão amassando a folha de papel
ofício):
“Recebi dos judeus cinco
quarentenas de açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com
varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei
no abismo;
Em viagens muitas vezes, em
perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em
perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no
mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em trabalhos e fadiga, em
vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez”.
Mas o Senhor assistiu-me e
fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a
ouvissem; 2 Timóteo 4:17
- Falem: Estas foram as marcas
que Paulo sofreu ao levar a mensagem de salvação.
- Leiam: “Mas o Senhor
assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e
todos os gentios a ouvissem”(II Timóteo 4:17).
- Falem: Ele já no final da
vida e preso em Roma, ao escrever para Timóteo, afirmou:
“Combati o bom combate, acabei
a carreira, guardei a fé”(II Timóteo 4: 7).
Ele tinha consciência de que
estava perto de morrer, mas sabia do dever cumprido e que apesar das
dificuldades e sofrimentos guardou a fé.
- Entreguem 01 folha para cada
aluno, peçam para que cada um escreva o nome dele ou dela na folha.
- Falem: A proclamação do
evangelho chegou até você, transformando sua vida( peçam para que desenhem uma
cruz).
Que marcas você tem por causa
do evangelho?
Você já sofreu algum tipo de
perseguição por causa do evangelho?
Para os alunos que responderam
afirmativamente, peçam que relatem apenas uma situação e neste momento o aluno
vai amassando o papel.
- Ao final, os alunos devem
dizer: Estou combatendo o bom combate, ainda não acabei a carreira, estou
guardando a fé, apesar das dificuldades.
Ideia original do papel
amassado desconhecida.
Por Sulamita Macedo.
03 - Dinâmica sobre os Paulo e seus cooperadores
Dinâmica: Cooperadores de
Paulo
Objetivo:
Refletir sobre a importância da liderança e os cooperadores.
Muitos objetos de tamanhos e
pesos variados
Procedimento:
- Entreguem todos os objetos
uma pessoa da sala.
- Peçam para que esta pessoa
comece a andar. Observem a dificuldade de conduzir todos eles.
- Agora, chamem 02 alunos, que
deverão ajudar o colega que está sobrecarregado. Observem esta nova situação: a
divisão de algo com os colegas.
- Façam uma reflexão sobre a
atividade, apontando para a importância do líder necessitar de outros para
poder trabalhar de forma exitosa.
- Moisés também precisou de
colaboradores que tinham propósitos comuns.
Peçam para que 01 aluno
levante os braços e quando estiver cansado, 02 colegas devem ajudá-lo, de
acordo com o texto bíblico abaixo:
“E acontecia que, quando Moisés
levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão,
Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma
pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur
sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as
suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
- Paulo, o líder, precisou de
dois cooperadores, Timóteo e Tito, preparados e capacitados para o serviço.
Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).
- Para finalizar, falem: É
sobre Timóteo e Tito, 02 jovens pastores, que vamos estudar neste trimestre.
Por Sulamita Macedo.
04 - Dinâmica sobre Paulo como mentor
Dinâmica: Aprendendo com Paulo
– O Mentor
Objetivos:
Estudar sobre o tipo de
liderança de Paulo e capacidade dos seus liderados, Timóteo e Epafrodito.
Sensibilizar os lideres para
que tenham Paulo como modelo de líder.
Figuras de médico, dentista,
motorista e professor
Pedaço de cartolina vermelha
para cada aluno
Pedaço de cartolina verde para
cada aluno
01 folha de papel madeira
Procedimento:
- Coloquem no quadro 04
figuras e façam as seguintes perguntas:
Médico: Vocês confiariam num
médico sem experiência para se operar?
Dentista: Vocês fariam um
tratamento dentário com uma pessoa que se diz dentista, e é muito procurado
pelos clientes para realizar procedimentos?
Motorista: Vocês fariam uma
viagem com um motorista que nunca dirigiu um ônibus e tem pouca experiência no
volante?
Professor: Vocês fariam um
curso com um professor que não apresenta capacidade, habilidade e conhecimento
sobre o tema do curso?
- Observem as respostas e
reflitam sobre elas. Certamente as respostas serão negativas, tendo em vista a
falta de preparação desses profissionais.
- Perguntem: Por que Paulo escolheu
Timóteo e Epafrodito para substituí-lo em Filipos?
Timóteo e Epafrodito eram
preparados, tinham qualidades e eram capazes de exercer esta função, pois
Paulo, como líder e mentor deles, reconheceu neles, os liderados, condições
para exercer este serviço.
O que é mentor? Pessoa que
aconselha, ensina ou guia(dicionário Michaelis).
Temos em Paulo um modelo de
liderança servidora.
- A liderança é algo muito
comum no nosso cotidiano, quer seja na nossa família, na igreja, no trabalho
etc. Ora somos líderes, ora liderados. Vivenciamos posturas diferentes de líderes,
porém esta lição enfatiza os princípios da liderança servidora.
- Perguntem quais as formas de
liderança exercidas, de um modo geral, por aquele grupo e anotem as respostas
num quadro.
Por exemplo, Pastor, Líder do
Setor, Superintendente da EBD, dirigente de Círculo de Oração, Comissão de
Visitas, regente de conjunto ou coral, professor(a) da EBD, pregador(a), mãe,
pai etc
- Distribuam dois pedaços de
cartolina verde e vermelha para cada aluno e solicitem aos alunos para
destacarem um ponto positivo(cartolina verde) e um negativo(cartolina vermelha)
da liderança que eles exercem; não precisa de identificação dos nomes dos
alunos; colem numa folha de papel madeira, separando-os em duas colunas; o grupo
deverá identificar quais características precisam melhorar ou aquelas que
necessitam continuar.
- Trabalhem com a turma o conteúdo dos itens
da lição, observando sempre como os princípios dessa liderança podem ser
absorvidos ou melhorados nas nossas ações.
05 - Dinâmica: Paulo ora pelos efésios
Objetivo: Concluir o estudo sobre a oração de Paulo pela igreja de Éfeso.
01 cartaz contendo os principais pontos da oração de Paulo(veja no procedimento)
01 rolo de fita adesiva
01 quadro para colocar o cartaz
Procedimento:
- Falem: Estudamos os pontos principais da oração intercessória de Paulo pela igreja de Éfeso, contidos em Ef 3. 16 a 19.
- Apresentem os seguintes itens que se referem a oração paulina:
Fortalecida com poder
Habitada por Cristo
Compreenda o amor de Deus
Tenha pleno desenvolvimento espiritual
- Falem: Observamos a importância de cada item para os irmãos da cidade de Éfeso(apontem para o cartaz).
- Organizem os alunos em círculo e perguntem:
Qual a importância tem cada um destes pontos para a igreja de Cristo na atualidade?
Deixem que os alunos debatam entre si, mas interfiram colocando algumas afirmações para conduzir o bom andamento da discussão.
Estipulem um tempo para esta atividade.
- Façam a conclusão, fazendo uma oração por cada aluno como participante da igreja.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário