Adolescentes –
Currículo do Ano 2: História da Igreja para adolescentes
Lição 05: A igreja no tempo antigo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A igreja no tempo antigo.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Perseguição
- Ontem e Hoje Perseguição - Ontem e Hoje”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Perseguição - Ontem e Hoje
Objetivo:
Refletir sobre os tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.
Material:
Objetos
para representar obstáculos
Papéis
com nomes dos tipos de perseguição
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Organizem um caminho com bastantes obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os
nomes dos tipos de perseguição que a igreja sofria.
-
Falem que os cristãos sofriam perseguições dos mais variados tipos. Estes
obstáculos no caminho representam os tipos de perseguição que a igreja vem
sofrendo ao longo de anos, inclusive as perseguições atuais.
-
Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes,
atravessem todo o caminho e no final leiam para a turma qual o tipo de
perseguição.
Relatem para turma sobre este tipo de
perseguição. Os alunos também podem falar sobre situações que conhecem ou
vivenciam.
Depois,
outros alunos fazem o mesmo procedimento até concluir.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário