Juvenis -
Currículo do Ano 2: Ética cristã para a juventude
Lição 05: Ética cristã na valorização da vida
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Ética
cristã na valorização da vida.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para exemplificar o tema do aborto e eutanásia,
utilizem as dinâmicas “A vida por um fio”
e “Eutanásia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A
Vida por um fio
Objetivo: Iniciar o estudo sobre o aborto.
Material:
01 tesoura
01 novela de linha ou cordão
Procedimento:
- Organizem a turma em círculo. O condutor da
dinâmica deve ficar dentro do círculo.
- Depois, apresentem as seguintes orientações:
Com este novelo de linha ou cordão não vamos forma
uma teia, mas um círculo, onde cada pessoa tem o cordão enrolado no dedo
indicador da mão esquerda e direita.
O primeiro aluno enrola o cordão no dedo indicador
da mão esquerda.
Depois, ele passa o novelo de cordão para o colega
da direita, que enrolá o cordão no dedo indicador da mão direita do colega da
esquerda e em seguida no seu e continua com o mesmo procedimento, até que todos
estejam com 02 dedos enrolados com o cordão.
Deve haver um espaço de cordão entre uma mão e
outra de mais ou menos 40 cm.
- Depois, falem: Este cordão representa o fio da
vida.
- Com uma tesoura na mão, o condutor da dinâmica
deve cortar o fio da vida de alguns alunos. Para tanto, corte o cordão entre as
duas mãos do aluno.
- Falem: Aqui, simbolicamente cortamos o fio da
vida de vários colegas. Mas, uma mulher grávida decide por cortar o fio da vida
de um ser indefeso e inocente, provocando um aborto, exterminando uma vida, que
somente Deus pode tirá-la.
Por Sulamita
Macedo.
Dinâmica:
Eutanásia
Objetivo: Introduzir o estudo sobre Eutanásia.
Material:
01 pequeno texto para cada aluno(vejam no
procedimento)
01 celular ou outro objeto com pilha
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno a seguinte situação por
escrito:
A bateria do seu celular está descarregada. Então,
quando você coloca o celular para carregar, falta energia. E agora? O que eu
vou fazer sem celular, sem internet? Ligar a TV não pode, pega o notebook da
irmã, que a bateria não funciona mais, mas havia a possibilidade de ligar
direto na tomada. Mas, sem energia? Você está sem conexão virtual com o mundo,
com as pessoas. Você decide sair de casa e pede para alguém da casa levá-lo
para o shopping, mas o controle do portão não funciona. E agora, como você se sente diante desta
situação?
- Orientem para que eles leiam e reflitam sobre
esta situação.
- Observem atentamente qual a reação deles e o que
eles vão falar sobre isto.
Certamente vão falar que se sentem muito
incomodados diante de todos estes problemas devido a falta de energia,
principalmente pelo fato de não terem acesso a internet, a conexão com o mundo,
com as pessoas.
- Depois, falem: Algo que não era de seu domínio, a
falta de energia, pode causar vários transtornos para você, impossibilitando o
contato com as pessoas e até dificuldade para sair de casa.
E quando alguém decide por cortar a “energia” de
alguém, isto é, o fio da vida, consentindo com a Eutanásia, desconectando-o do
mundo e do convívio com seus familiares?
- Em seguida, façam a seguinte demonstração:
Apresentem um celular ligado ou outro objeto que
tenha pilha, depois vocês retiram a bateria do celular ou as pilhas do outro
objeto.
Falem: É como este objeto que sem a força da
energia contida na bateria não funciona, assim é vida de pessoas que estão
doentes e que podem ter a vida interrompida intencionalmente.
Aqui foi demonstrado de forma simples o que pode
causar a falta de bateria de um objeto e quando isto se relaciona com a vida de
uma pessoa?
O doente tem sua “energia cortada, interrompida”
pela decisão de alguém, que consente na morte provocada, desligando os
aparelhos e por consequência do mundo e das pessoas.
- Perguntem: Isto é justo?
Aguardem o posicionamento dos alunos.
- Em seguida, iniciem o estudo sobre o tema, que
certamente devem ser abordados os diferentes posicionamentos sobre a Eutanásia,
enfatizando os princípios bíblicos que envolvem o assunto.
Por Sulamita Macedo.
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