Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O evangelho
do discípulo amado
Lição 02: A mensagem de João Batista
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição:
A mensagem de João Batista.
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “O Peso do Pecado”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Peso do Pecado
Objetivo:
Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do
perdão.
Material:
01 objeto pesado ou uma fruta grande (melancia ou jaca).
Procedimento:
-
Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.
-
Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o
pecado e suas consequências.
-
Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente
o aluno responderá que está incomodado com o peso que está segurando.
-
Falem que há uma solução para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de
Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento
retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou
cadeira.
-
Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?
Falem
que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
-
Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
-
Concluam, afirmando que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve
reconhecer que pecou, arrependendo-se, confessar suas culpas através da oração
e abandonar o pecado. Dessa forma, a pessoa passará a ter uma vida
transformada, pois o arrependimento produz vida.
Ideia
Original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário