Lição
07: Fogo Estranho Diante de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Fogo
Estranho Diante de Deus.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Apliquem
a dinâmica “Fogo Estranho”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fogo Estranho
Objetivos:
Refletir sobre o princípio
da semeadura e da colheita.
Contextualizar o exemplo de
Nadabe e Abiú, quanto ao que oferece a Deus.
Material:
01 bumerangue(pode ser feito
de vários materiais)
01 cesta pequena com
sementes variadas.
01 copo descartável
pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o
que o homem semear, isso também ceifará”.
- Falem: Este é o princípio
da semeadura e da colheita.
- Perguntem o que os alunos
entendem sobre isto.
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem um
bumerangue e perguntem como funciona.
Aguardem as respostas.
Espera-se que falem que o
bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta à mão daquele
que o arremessou.
- Falem: A lei da semeadura
é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai sentir as consequências
daquilo que falou e praticou.
- Nesta lição, estudamos
sobre as consequências de Nadabi e Abiú ao apresentar fogo estranho no altar,
isto é, suas atitudes erradas causaram a morte imediata. O que plantaram,
semearam.
- Perguntem:
O que vocês estão plantando?
Que tipos de sementes estão
semeando?
O que estão colhendo?
- Perguntem: Que tipo de
sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo
descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
- Passem para os alunos a
cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades
diferentes e coloque-as no copo.
- Depois, orientem para que
os alunos falem sobre as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam
cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e
com o próximo.
- Agora, repitam a leitura
de Gl 6. 7.
- Reflitam ainda: Já
imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta daquilo que estão
plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que
semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância
também ceifará.”
- Analisem ainda que há
sementes que germinam com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados
especiais para que brotem.
Depois façam uma relação
disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores
cuidados e tentativas para produzir frutos.
- Para concluir, falem:
Tenhamos cuidado com o que estamos apresentando ao Senhor!
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário