Lição
09: A Ressurreição de Lázaro
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A ressurreição de Lázaro.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Paz
nos relacionamentos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Paz nos relacionamentos
Objetivos:
Refletir
sobre a paz nos relacionamentos.
Promover
momento de descontração.
Contextualizar
o tema sobre o relacionamento de Jesus, com a vida dos alunos.
Material:
-
Texto “O Garotinho chamado amor”, ver no procedimento.
-
Cartaz com o seguinte conteúdo:
AMOR
- UM ABRAÇO
PAZ
- APERTO DE MÃO
SORRISO
- GARGALHADA
GARRA
- TROCA DE LUGAR
BEM
VINDOS - PALMAS
-
01 rolo de fita adesiva
-
01 cartolina ou mais se necessário
-
01 coleção de lápis hidrocor
-
01 pincel atômico
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Coloquem o cartaz em local bem visível.
-
Falem: nós vamos ler um texto e (apontem para o cartaz) vocês deverão realizar
os seguintes gestos correspondentes quando estas palavras forem lidas.
-
Vamos fazer um ensaio?
Então,
leiam a palavra e os alunos seguem a orientação ao lado do vocábulo.
Repitam
pelo menos duas vezes.
-
Depois, leiam o texto “O garotinho chamado Amor”:
Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
O AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo dia descobriu que a vida só teria sentido
quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a
procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os
seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR
passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que
a PAZ existe no interior de cada um de nós e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do
garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita GARRA:
- Sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber? Tragam a
PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM-VINDOS!
Autoria do texto desconhecida.
-
Depois, perguntem:
Onde
o garotinho chamado AMOR encontrou a PAZ?
Aguardem
as respostas. Certamente as respostas vão apontar que a paz estava no interior
dos colegas, demonstrada através do sorriso.
-
Em seguida, falem que isto significa que cada um é responsável em promover a
paz no ambiente no qual está, demonstrando bons relacionamentos com atitudes
promotoras de paz.
-
Agora, peçam para que cada aluno faça o contorno de uma de suas mãos numa
cartolina e escrevam nela uma atitude para promover a paz com os colegas e
amigos da igreja, da rua e da família. Depois, coloquem este cartaz num lugar
visível, com o título da lição, nome da turma e dos professores e a data.
-
Para concluir, leiam “Segui a paz com todos...” Hb 12.14a.
Autoria
desconhecida da dinâmica original
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário