Lição
09: Relacionando-se com os Estudos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Relacionando-se com os estudos.
- Perguntem:
Quem está estudando o ensino
Fundamental, o Médio ou curso superior?
Quem já concluiu o ensino
Fundamental, o Médio ou curso superior?
Aguardem as respostas.
Escrevam no quadro a
quantidade de alunos para cada modalidade de ensino.
- Depois, conversem com os
alunos sobre a importância dos estudos para a vida deles.
- Depois, utilizem a
dinâmica “Hábitos de Estudo”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
Hábitos de Estudo
Objetivo:
Estimular o hábito de estudar.
Material:
Quadro ou cartolina
Material digitado sobre
hábitos de estudo(vejam no procedimento) para cada aluno
Procedimento:
1 - Perguntem: Como vocês se
organizam para estudar? Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou
cartolina.
2 - Depois, peçam para que
os alunos façam uma encenação de algumas formas de estudar relatadas pelos
alunos.
3 - Analisem as respostas e
as encenações, questionando se dessa forma está havendo boa assimilação dos
conteúdos.
4 - Agora, peçam para que os
alunos apontem atitudes que podem melhorar a forma de estudar.
5 - Falem: Vamos ver agora
algumas ações importantes para que haja maior aproveitamento nos
estudos(entreguem estas orientações por escrito para cada aluno):
- Planeje o que vai estudar
e siga cuidadosamente seu planejamento.
- Organize um horário fixo
de estudo, crie uma rotina diária.
- Procure um local de estudo
com iluminação adequada e tranquilo, onde não circulem pessoas, onde haja
silêncio(desligue a TV, rádio, MP3, celular).
- Procure manter o foco de
sua atenção na leitura, não se distraia.
- Tenha perto de você o que
vai usar, como: papel, caderno, lápis, caneta, dicionário etc.
- Evite ler deitado, o mais
adequado é utilizar uma mesa ou uma escrivaninha, pois facilita fazer
anotações.
- Leia de preferência
durante o dia.
- Leia o texto em voz alta e
depois procure escrever as ideias principais.
- Organize uma pasta ou
fichário com suas anotações e dúvidas.
- Realize pesquisas em
livros, revistas e sites confiáveis.
- Revise a matéria no dia da
explicação do professor.
- Fazer um cronograma com as
atividades e avaliações a serem realizadas.
6 – Perguntem: Qual ou quais
destas ações você tem mais dificuldade?
Aguardem as respostas e
mostrem a importância dessas ações, lembrando-lhes dos resultados positivos que
aparecerão, dessa forma vocês estarão estimulando os alunos a criar hábitos de
estudo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário