Lição
08: A Sobriedade na Obra de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A
Sobriedade na Obra de Deus.
- Coloquem numa cartolina a
seguinte pergunta:
Como podemos estar cheios do
Espírito Santo?
Aguardem as respostas e
depois reservem para utilizá-las no final da aula.
- Utilizem a dinâmica “Tesouro em Vasos de Barro”.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Em seguida, retomem a
pergunta e as respostas do início da aula e perguntem: E agora, o que podemos
acrescentar? O que aprendemos?
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Tesouro em Vasos de Barro
Objetivo:
Refletir sobre a importância
de estar cheio do Espírito.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel
dourado
¼ de uma folha de papel
ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o
Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de
barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso
deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de
um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este
tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão
com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a
religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que
não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo
resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e
falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem
a caixa dourada dentro do vaso).
Falem também: Desde a
conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e
recebemos dádivas espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a
caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O
aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
- Concluam, lendo o
versículo: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos
do Espírito”(Efésios 5:18).
Por Sulamita Macedo.
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