Lição
04: Perseverando na Fé
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Perseverando
na Fé.
- Falem: Nesta lição vamos estudar sobre as parábolas do Juiz
Iníquo.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover
uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Perseverando
em Oração”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Perseverando em Oração
Objetivo:
Compartilhar motivos de
oração e agradecer bênçãos recebidas como resultado da perseverança.
Material: um
tapete, rosas, pedras grandes e pequenas, versículos bíblicos sobre oração.
Procedimento:
- Organizem o material da
dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre
ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
- Expliquem o que cada
objeto representa:
Tapete: caminho da vida
cristã
Rosas: bênçãos recebidas
Pedras: as dificuldades que
enfrentamos
Os versículos: a Palavra de
Deus, na qual confiamos
- Peçam para que cada aluno
passe pelo tapete e escolha dois objetos que representam o que ele está
vivenciando, por exemplo:
Ele pode pegar uma pedra
grande, por considerar o seu problema de difícil solução e ainda escolher um
versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele pode pegar uma pedra e
uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já
alcançada.
- Para finalizar, façam uma
oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas e agradeçam pelas bênçãos
já alcançadas.
Observações:
- Se sua classe funcionar
dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a dinâmica com o
material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas,
coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados,
passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
1 comentários:
Gosto muito das suas dinâmicas é uma benção
Postar um comentário