Lição 04:
Não caia na preguiça e na maldade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Não caia na preguiça e na maldade.
-
Depois, perguntem:
Que
horas eles se acordam?
Acordam
sozinhos?
Usam
o despertador?(mostrem um despertador, façam ele funcionar)
Alguém
fica chamando muitas vezes?
Que
atividades fazem durante o dia, além de ir para a escola?
Aguardem
as respostas e anote-as no quadro ou cartolina, de forma objetiva.
-
Agora, utilizem a dinâmica “Bicho
Preguiça”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir aula, pequem novamente o despertador e falem: Que esta aula tenha
sido um despertador para vocês, quanto a importância do tempo para dormir e
também para realizar as outras tarefas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bicho Preguiça
Objetivo:
Refletir sobre a preguiça e o trabalho através do comportamento do bicho
preguiça e da formiga.
Material:
Figura
do bicho preguiça
Figura
de formigas
Versículo
digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso;
olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Perguntem: Que tipo de animal você acha que parece com você? Por quê?
Orientem
que “parecer” não quer dizer que é igual, ou que apenas tenha algumas
características físicas semelhantes, mas também leva em consideração atitudes e
comportamento do animal.
-
Agora, peçam que cada aluno fale o nome do animal e a razão desta escolha.
-
Depois que todos tiverem falado, façam um breve resumo do que você ouviu,
dizendo: Observamos aqui que vocês apresentaram características positivas ou
negativas do animal que você acha que parece com você.
-
Agora, apresentem a figura de uma preguiça e peçam para que os alunos falem sobre
o que eles conhecem sobre este bicho.
-
Em seguida, falem: A lição de hoje vai tratar sobre a preguiça(não o animal),
mas a falta de coragem para realizar as tarefas, dormir demais etc que muitas
pessoas possuem.
Daí,
a razão por que o bicho preguiça nos traz alguns ensinamentos sobre a preguiça
que o ser humano pode apresentar.
-
Depois, mostrem a figura de várias formigas.
-
Perguntem: Vocês já observaram o comportamento das formigas?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que elas estão sempre em atividade,
trabalhando.
-
Perguntem: Vocês sabem o que a Bíblia fala sobre a formiga?
Depois,
apresentem o versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a
formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Peçam
para que os alunos leiam em conjunto, depois só as meninas, só os meninos e em
seguida novamente juntos.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados sobre o tema, contidos na lição.
Vejam
na orientação pedagógica como iniciar a aula, antes da realização da dinâmica e
do estudo do tema. Vocês vão precisar de um despertador.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário