Lição 01: Para
ler provérbios
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Para ler Provérbios.
-
Peçam aos alunos para que abram a Bíblia no livro de Provérbios e façam um
passeio por ele, mostrando a organização deste livro através de blocos de
capítulos e seus temas, conforme página 8 da lição do professor.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Conselhos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conselhos
Objetivos:
Concluir
estudo sobre o valor dos bons conselhos.
Promover
integração entre os elementos do grupo.
Material:
01
quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava,
vendia”.
¼
de uma folha de papel ofício
Material
digitado com os conselhos da turma, para cada aluno(vejam como fazer no
procedimento)
01
conselho digitado extraído do livro de Provérbios para cada aluno.
Procedimento:
-
Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:
“Se
Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
-
Depois, perguntem:
O
que vocês acham desta afirmação?
Em
quais circunstâncias alguém menciona esta frase?
Observem
as respostas e reflitam sobre a importância dos bons conselhos.
-
Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que eles escrevam um conselho ou um provérbio para um dos colegas da
classe, que pode ser um provérbio bíblico ou popular.
-
Peçam para que eles entreguem os conselhos para os colegas.
-
Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.
-
Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para a turma na aula
seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe...”(nome ou número da
classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.
-
Devolvam os conselhos para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam
dos colegas).
-
Para concluir, entreguem para cada aluno um conselho extraído do livro de
Provérbios para cada aluno.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário