Lição
05: Amando e Resgatando a Pessoa Desgarrada
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Amando e Resgatando a Pessoa
Desgarrada.
- Falem: Nesta lição vamos estudar sobre as parábolas da
ovelha perdida e da dracma perdida.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Para iniciar o estudo
sobre da parábola da Ovelha Perdida, utilizem a dinâmica “A Ovelha Perdida”.
Para iniciar o estudo
sobre da parábola da Dracma Perdida, utilizem a dinâmica “A Dracma Perdida”.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Ovelha Perdida
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre da parábola da Ovelha Perdida.
Material:
Cadeiras
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Os alunos devem permanecer fora do círculo.
- Falem: Vamos fazer de conta que aqui é um aprisco, isto
é, um lugar onde os pastores levavam as ovelhas.
Neste momento, andem com os alunos pela sala, fazendo
voltas se houver espaço até chegar ao aprisco, entrando com os alunos no
círculo.
- Depois, comecem a contar os alunos, aqui representando
as ovelhas.
- Em seguida, falem: Está faltando 01 ovelha!
Observação: vocês devem combinar com um aluno para se
esconder em local próximo a sala. Este combinado deve acontecer antes da aula
começar.
- Agora, comecem a procurar a ovelha perdida.
- Para finalizar, cheguem com a ovelha e de forma alegre
diga: Encontrei a ovelha perdida.
- Em seguida, falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre
a Parábola da Ovelha Perdida.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
A Dracma Perdida
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a parábola da Dracma Perdida.
Material:
01 caixa pequena e dourada
10 moedas de chocolate envolvidas em papel dourado
Observação: vocês encontram este tipo de moeda nas lojas
que vendem balas e afins.
Procedimento:
- Apresentem uma caixa pequena e dourada. Dentro dela
deve estar 09 moedas.
- Falem que nela há algo de muito valor.
- Peçam para que os alunos olhem o que é.
- Falem: Estas 10 moedas eu guardei aqui, pois elas têm
muito valor. Vou contar para ver se estar tudo certo.
- Então, peçam aos alunos para contar com vocês a
quantidade de moedas.
O total será de 09. Conte novamente. O resultado será 09.
- Então, falem: Perdi uma moeda. Ajudem-me a encontrá-la.
Os alunos devem procurar a moeda até encontrá-la.
Observação: antes da aula começar, vocês devem esconder
01 moeda na classe em um lugar não muito fácil, para dar um certo trabalho.
Caso não encontrem a moeda, façam aquela brincadeira
“Está quente, está frio”, até que encontrem.
- Depois, falem que na aula de hoje será sobre uma
parábola de Jesus que trata de um assunto semelhante a este.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
- Se houver condições, distribuam 01 moeda de chocolate
para cada aluno.
Por Sulamita Macedo.
4 comentários:
Olá Sulamita
Ótima postagem, Deus continue te abençoando. Bjs
Lucinalva, muito obrigada pela visita ao blog.
Que bom que gostou. Faça bom proveito.
Volte sempre.
A paz do senhor. Gosto muito das suas dinâmicas. Passo para meus alunos da EBD e eles amam. Jesus a abençoe.
Marta, muito obrigada pela visita ao blog.
Fico feliz ao saber desse resultado positivo com aplicação das dinâmicas com seus alunos.
Volte sempre!
Postar um comentário