Lição 02: Não
caia na conversa do ímpio
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Não caia na conversa do ímpio.
- Escrevam no quadro este
provérbio: “Diz-me com quem andas, que te direi quem és”?
- Perguntem: Vocês já
escutaram este provérbio: “Diz-me com quem andas, que te direi quem és”?
Quem falou este provérbio para
vocês? Seus pais? Alguém da família? Professores?
Mas, na verdade o que quer
dizer este provérbio?
Aguardem as respostas. Em
seguida, enfatizem que o provérbio nos faz refletir sobre as influências da
amizades.
- Em seguida, utilizem a
dinâmica “Amizade”.
- Apresentem a figura abaixo e
reflitam sobre as influências das amizades.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Amizade
Objetivos:
Enfatizar a importância das
amizades.
Refletir sobre as influências positivas
e negativas das amizades.
Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno e caneta.
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Distribuam a metade da folha
de papel ofício para cada aluno.
- Falem que, usando este
papel, eles deverão pegar a maior quantidade de autógrafos dos colegas, em
apenas 01 minuto.
- Terminado o tempo
estipulado, peçam para que os alunos contem a quantidade de autógrafos.
Aguardem as respostas.
- Depois, questionem:
É importante ter uma grande
quantidade de amigos?
Os autógrafos pertencem a
colegas que vocês têm amizade e/ou apenas se cumprimentam?
Qual a qualidade das amizades
que eles têm na escola, na igreja, onde moram? São positivas? Há influência
negativa?
- Agora, façam uma relação
destas respostas com o provérbio “Diz-me com quem andas, que te direi que és”.
Não se esqueçam de alertar os
alunos sobre o oferecimento de drogas, participação em grupos que fazem atos de
vandalismo, sexo livre etc, que é muito comum em alguns grupos dentro das
escolas.
- Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más
conversações corrompem os bons costumes”.
Pv 13.20 “Anda com os sábios e serás sábio,
mas o companheiro dos tolos será afligido.”
Ideia original da sessão de
autógrafos desconhecida.
Esta versão elaborada por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário