Lição
08: O Início da Civilização Humana
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Início da Civilização Humana.
- Para iniciar o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “O Resgate”
-
Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias
de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: O Resgate
Objetivos:
Enfatizar que Jesus é a única
esperança para a civilização humana.
Exemplificar o ato de evangelizar e refletir sobre os resultados.
Exemplificar o ato de evangelizar e refletir sobre os resultados.
Material:
Lanternas, velas ou isqueiros
para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para vendar
os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da
lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará
aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram
Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará
aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma
faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações
expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01,
leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam aos alunos deste grupo para que acendam as
lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para o
grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que os seus componentes coloquem a
venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem para o
grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das
trevas?
Certamente as respostas serão
dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que os
membros grupo 01, com suas lanternas acesas, cheguem até o grupo 02 e falem da
mensagem do Evangelho.
Observação muito importante:
Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não
aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem
deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo
01.
- Concluam, falando que
devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do
Espírito Santo. Reflitam ainda sobre os resultados da evangelização. Leiam Rm
10.14.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário