RSS

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Adultos - A Raça Humana: Origem, Doutrina e Redenção
Lição 09: O Primeiro Projeto de Globalismo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Primeiro Projeto de Globalismo.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Torre de Babel”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Torre de Babel 
Objetivos:
Concluir o estudo sobre a Torre de Babel.
Contextualizar o tema para a vida prática dos alunos.
Material:
01 copo descartável para cada aluno
02 ou 03 pincéis atômicos
01 mesa
Procedimento:
- Após o estudo sobre a Torre de Babel, falem para os alunos que nós também muitas vezes caímos no mesmo erro daquela geração pós-diluviana, quando construímos torres para nós mesmos ou para grupos a que pertencemos.
- Entreguem para cada aluno, um copo descartável.
- Falem: Vamos construir uma torre; os copos representarão os tijolos. Nestes tijolos vamos escrever os nomes dos sentimentos de grandeza que levam o homem a desobedecer às ordens divinas, tal qual o povo que construiu a torre de Babel.
Como por exemplo: Orgulho, presunção, apostasia, distanciamento de Deus, descrédito na Bíblia, relativismo moral, soberba, rebelião etc.
Cada nome, citado pelos alunos e os que foram apontados acima, deve ser escrito por fora do copo, utilizando pincel atômico.
- Depois, com ajuda de alguns alunos, montem uma torre e falem que as torres que possuem estes fundamentos cairão por terra, pois Deus abate o soberbo.
- Agora, leiam:
 Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para ela corre o justo e está seguro”.
Sl 46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
- Perguntem: Quem é a nossa fortaleza? E torre forte?
Espera-se que os alunos tenham observado o que dizem os versículos e falem que é Deus e o nome do Senhor!
- Falem: Temos uma Torre Forte na qual podemos nos refugiar e que nos orienta através de Sua palavra que é luz para nosso caminho.
- Para concluir, falem: A Torre de Babel construída sobre ideais humanos acabou por não atingir seu intento, porém aquele tem a Torre Forte como sua segurança, confia em Deus que nunca se abala e nos conduz aos céus.
Por Sulamita Macedo.

12 comentários:

Unknown disse...

A paz irmã.é um prazer conhecer o trabalho da senhora, estoy iniciando essa função de pró na ebd e gosto de trabalhar com dinâmicas e uma pró me falou da srnhora

Unknown disse...

Gostaria de contar sempre com a ajuda da senhora

Unknown disse...

Que Deus continue te abençoado

Unknown disse...

Olha sou de São João do Oriente, leste de m,g sou menbro da Ass de Deus Missao, a 27, anos,sou Pb e como Professor a 27, anos,sou sec de missoes, td semana faco estudo do seu trabalho, tenho uma classe com 26 alunos adulto,meu fc Adimilson de Oliveira, Paz do senhor

Sulamita disse...

Seja bem-vindo a classe de professores da EBD. É uma nobre tarefa exercer esta função na igreja. Procure estudar a lição com antecedência e planeje aulas dinâmicas para seus alunos.
Que bom que conheceu este blog pela indicação de outro professor.

As postagens deste blog são divulgadas geralmente na segunda-feira.
Volte sempre e faça bom proveito.

Sulamita disse...

Adimilson de Oliveira, muito obrigada pela visita constante ao blog.

Espero que as sugestões aqui publicas tenham servido para facilitar a aprendizagem do conteúdo das lições na classe de adultos que ensina.

Volte sempre e faça bom proveito.

Unknown disse...

Manda um alô pra meus alunos e pra minha igreja

Unknown disse...

To lendo agora suas materias

Sonia Rejane santos disse...

Tbm admiro muito e copio suas dinâmicas em minhas aulas

Sulamita disse...

Para eu mandar um alô para seus alunos e igreja, preciso saber de onde você é.

Anônimo disse...

Sonia Rejane, muito obrigada pela visita ao blog. Que bom que gosta das sugestões do blog e que aplica em suas aulas.

Volte sempre.

Unknown disse...

A paz do Senhor qrida. Sempre vejo suas dinâmicas, pois sou professora da classe de senhoras da faixa etária de idades após os 60 anos e algumas dinâmicas não tem como fazer, e isso é uma pena.por conta também do local.