Lição
06: Eu Sou Jesus
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Eu Sou Jesus.
-
Para iniciar o estudo, utilizem a dinâmica
“Luz do Mundo”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar
o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do
mundo.
Material: 01 prato e 01 copo transparentes, 01 vela, água, 01
caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
- Estudamos que Jesus é a Luz do mundo.
- Leiam João 8:12:
“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou
a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
- Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo; não se pode
esconder uma cidade edificada sobre um monte”(Mateus 5:14).
- Em seguida,
falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do
prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não
transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo.
O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus.
Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a
Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação,
santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que
pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a
prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado
sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos
as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada
para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macêdo.
0 comentários:
Postar um comentário