Lição
07: Fui Restaurado
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal
e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Fui restaurado.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Vida Transformada”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Vida Transformada
Objetivo: Refletir
sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação.
Material:
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca
Alguns piruás(grãos que não
estouraram)
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de
pipoca”(ver no procedimento)
Procedimento:
- Trabalhem sobre o tema da
transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.
- Apresentem para os alunos
uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia
o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas.
Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e
com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de
transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de
mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura
do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com
ações e pensamentos mudados.
- Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para
cada aluno e leiam.
Milho
de Pipoca
Milho de pipoca que não passa pelo
fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes
transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo,
fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza
assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor.
Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança
numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um
amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de
dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio:
apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da
grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela
fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: vai morrer.
Dentro da sua casca dura, fechada
em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar
a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo
do que é capaz.
Aí,
sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E
ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia
sonhado.
Bom,
mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São
como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A
presunção e o medo são a casa dura do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que
ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e
nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autoria do texto: Rubem
Alves.
- Depois, apresentem o piruá,
aquele grão que não estourou.
- Falem: Este grão é
semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam
pelo processo de transformação.
- Agora, falem sobre:
O óleo e o fogo, símbolos do
Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a
salvação.
O barulho pode representar a
alegria da transformação.
- Para concluir, leiam o
versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas atitudes e pensamentos que
devem pautar a vida do cristão.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo
o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é
puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se
há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
Por Sulamita Macedo.
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