Lição
06: Mudando de Direção
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Mudando de direção.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“A Lixeira”, que proporcionará a reflexão sobre as novas atitudes na vida
daquele que recebeu a salvação.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: A Lixeira
Objetivo:
Refletir sobre as novas
atitudes na vida daquele que recebeu a salvação.
Material:
01 lixeira
¼ de uma folha de papel ofício
para cada aluno.
Procedimento:
- Distribuam ¼ da folha de
papel ofício para cada aluno.
- Coloquem em lugar visível as
figuras de uma cruz e de uma pessoa.
- Falem(apontando para a
cruz): A pessoa que aceita Cristo como salvador passa a ter uma vida diferente.
As velhas atitudes inadequadas devem ser rejeitadas e novas atitudes devem ser
enfatizadas.
- Peçam para que os alunos
escrevam ações que precisam ser retiradas, pois são inadequadas da nova vida em
Cristo. Vocês podem dar algumas sugestões. Também devem escrever aquelas ações
que devem ser valorizadas e executadas por aqueles que mudaram a direção de
suas vidas, tendo como alvo – Jesus.
- Peçam para que os alunos
leiam suas respostas. Aquelas respostas com atitudes inadequadas devem ser
jogadas na lixeira, as demais devem ser enfatizadas para uma vida com atitudes
dignas de arrependimento.
- Agora leiam I Pe 1.15: “Mas, como é santo aquele que vos
chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário