Sugestões
para as lições de Adolescentes
1 – Revista de Edição Especial
para Adolescentes
Tema: Conselhos para o dia a
dia
Lição 04: Pratique a Bondade
- Apresentem o título da
lição: Pratique a Bondade.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Peçam para que os alunos
falem sobre os atos de bondade que eles realizam.
Anote-os no quadro.
- Perguntem: Por que vocês
consideram que estes atos representantes atos de bondade?
Aguardem as respostas.
- Depois, reflitam sobre
o que seja atos de bondade.
- Em seguida, utilizem a dinâmica
“Bondade em ação”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Bondade em Ação
Objetivo:
Refletir sobre a bondade nas atitudes individuais ou coletivas.
Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: o narrador, o
homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para
realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este
tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro
ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola
encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais
“atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam
sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e
solidariedade.
- Em seguida, reflitam como
tem sido nossa atitude diante daquelas pessoas que necessitam de socorro. Leiam
Tg 2. 15 a 17.
- Perguntem: Como vocês podem
demonstrar atitudes de bondade?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, organizem,
com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de
alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.
- Apresentem o título da lição: Paulo, um agente histórico
da igreja.
- Depois, utilizem a dinâmica “Conhecendo Paulo”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo Paulo
Objetivo: introduzir o estudo
sobre o apóstolo Paulo.
Material:
Papel ofício
Palavras digitadas(ver no procedimento)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
Coloquem debaixo de cada cadeira, uma tira de papel ofício
com as seguintes características do apóstolo Paulo:
Apóstolo
Teólogo
Missionário
Escreveu 13 livros do Novo Testamento
Fundou várias igrejas
Poliglota
Fazia tendas
Judeu
Cidadão romano
Perseguidor antes da conversão
Fariseu
Perseguido após a conversão
Durante a aula:
- Escrevam no quadro: Quem sou
eu?
- Falem: Vamos estudar sobre
um personagem muito importante para a história da igreja.
- Falem: Nós conhecemos uma
pessoa por suas características. As características desse personagem estão
fixadas debaixo de cada cadeira. Que tal retirá-las e descobrir a quem se
refere?
- Aguardem e peçam para que
cada aluno leia a característica; ao final perguntem: Quem sou eu?
Espera-se que os alunos falem
que o personagem é o apóstolo Paulo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário