RSS

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Sugestões para as lições de Adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Adolescentes
Tema: Conselhos para o dia a dia
Lição 04: Pratique a Bondade
- Apresentem o título da lição: Pratique a Bondade.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Peçam para que os alunos falem sobre os atos de bondade que eles realizam.
Anote-os no quadro.
- Perguntem: Por que vocês consideram que estes atos representantes atos de bondade?
Aguardem as respostas.
- Depois, reflitam sobre o   que seja atos de bondade.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Bondade em ação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Bondade em Ação
Objetivo: Refletir sobre a bondade nas atitudes individuais ou coletivas.
Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.
- Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude diante daquelas pessoas que necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes de bondade?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.

 2 – Adolescentes – História da Igreja para adolescentes
 Lição 04: Paulo, um agente histórico da igreja
- Apresentem o título da lição: Paulo, um agente histórico da igreja.
- Depois, utilizem a dinâmica “Conhecendo Paulo”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Conhecendo Paulo
Objetivo: introduzir o estudo sobre o apóstolo Paulo.
Material:
Papel ofício
Palavras digitadas(ver no procedimento)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
Coloquem debaixo de cada cadeira, uma tira de papel ofício com as seguintes características do apóstolo Paulo:
Apóstolo
Teólogo
Missionário
Escreveu 13 livros do Novo Testamento
Fundou várias igrejas
Poliglota
Fazia tendas
Judeu
Cidadão romano
Perseguidor antes da conversão
Fariseu
Perseguido após a conversão
Durante a aula:
- Escrevam no quadro: Quem sou eu?
- Falem: Vamos estudar sobre um personagem muito importante para a história da igreja.
- Falem: Nós conhecemos uma pessoa por suas características. As características desse personagem estão fixadas debaixo de cada cadeira. Que tal retirá-las e descobrir a quem se refere?
- Aguardem e peçam para que cada aluno leia a característica; ao final perguntem: Quem sou eu?
Espera-se que os alunos falem que o personagem é o apóstolo Paulo.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: