RSS

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Sugestões para as lições de Pré-adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Pré-adolescentes
Tema: A Bíblia e a Ciência
Lição 05: Adão – a imagem de Deus
- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro:
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Imagem de Deus”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Imagem de Deus
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a criação do homem a imagem e semelhança de Deus.
Material:
01 espelho
Procedimento:
- Falem: Normalmente, quando nasce uma criança os familiares e/ou amigos procuram no bebê semelhança dos pais ou de algum parente.
- Falem: Vocês se parecem com quem?
Deixem que cada aluno fale com quem se parece.
- Em seguida, pequem o espelho e chamem um aluno ou aluna para que segure o espelho diante dele.
- Falem: O que o aluno_______ está vendo e o que vocês também veem são características externas que podem se assemelhar a algum parente, devido a genética herdada.
- Falem: Mas, também temos características internas que são semelhantes as divinas.
- Perguntem: Vocês sabiam que temos características divinas? Quais são elas?
Aguardem as respostas.
Depois acrescentes outras informações, tais como: amor, bondade, misericórdia, justiça, paz, santidade...
- Estas características divinas são os atributos comunicáveis de Deus ao homem.
Adão, o primeiro homem, herdou estas características, pois foi feito imagem e semelhança de Deus.
- Para concluir, leiam: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”(Gênesis 1:27).
Por Sulamita Macedo.

2 - Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado
Lição 05: Jesus e a mulher samaritana
- Apresentem o título da lição: Jesus e a mulher samaritana.
 - Depois, utilizem a dinâmica “Uma água diferente”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Uma água diferente
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o que significa “Água da Vida”.
Material:
01 garrafa com água para beber
Copos descartáveis
Procedimento:
- Com uma garrafa de água na mão, perguntem:
Alguém está com sede? Deseja beber água agora?
- Entreguem um copo descartável para os alunos que desejam beber água e distribuam água para eles.
- Depois, falem da importância de beber água várias vezes ao dia, pois sem a água a pessoa pode ficar desidratado e ter problemas de saúde.
- Perguntem: alguém já bebeu um tipo de água diferente desta?(aponte para a garrafa)
Aguardem as respostas. Certamente, os alunos vão falar de água com gás, água com sabor de limão etc.
- Falem: Jesus ofereceu uma água diferente para a mulher samaritana – uma água que se ela tomasse nunca mais teria sede. Este tipo de água é diferente da água que tomamos.  A gente toma água, mas depois temos sede e tomamos novamente.
- Falem: O nome da água é a “Água da vida”. Vamos começar a estudar sobre ela agora?
- Comecem a trabalhar o conteúdo da lição.
 Por Sulamita Macedo.

0 comentários: