Sugestões
para as lições de Pré-adolescentes
1 – Revista de Edição Especial
para Pré-adolescentes
Lição 05: Adão – a imagem de Deus
- Apresentem o título da
lição, escrevendo num quadro:
- Para introduzir o estudo do
tema, apliquem a dinâmica “Imagem de Deus”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Imagem de Deus
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a criação do homem a imagem e semelhança de Deus.
Material:
01 espelho
Procedimento:
- Falem: Normalmente, quando nasce
uma criança os familiares e/ou amigos procuram no bebê semelhança dos pais ou de
algum parente.
- Falem: Vocês se parecem com
quem?
Deixem que cada aluno fale com
quem se parece.
- Em seguida, pequem o espelho
e chamem um aluno ou aluna para que segure o espelho diante dele.
- Falem: O que o aluno_______
está vendo e o que vocês também veem são características externas que podem se
assemelhar a algum parente, devido a genética herdada.
- Falem: Mas, também temos características
internas que são semelhantes as divinas.
- Perguntem: Vocês sabiam que
temos características divinas? Quais são elas?
Aguardem as respostas.
Depois acrescentes outras informações,
tais como: amor, bondade, misericórdia, justiça, paz, santidade...
- Estas características
divinas são os atributos comunicáveis de Deus ao homem.
Adão, o primeiro homem, herdou
estas características, pois foi feito imagem e semelhança de Deus.
- Para concluir, leiam: “E
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os
criou”(Gênesis 1:27).
Por Sulamita Macedo.
2 - Pré-adolescentes –
Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado
Lição 05: Jesus e a mulher samaritana
- Depois, utilizem a
dinâmica “Uma água diferente”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Uma água diferente
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre o que significa “Água da Vida”.
Material:
01 garrafa com água para beber
Copos descartáveis
Procedimento:
- Com uma garrafa de água na mão, perguntem:
Alguém está com sede? Deseja beber água agora?
- Entreguem um copo descartável para os alunos que desejam
beber água e distribuam água para eles.
- Depois, falem da importância de beber água várias vezes
ao dia, pois sem a água a pessoa pode ficar desidratado e ter problemas de
saúde.
- Perguntem: alguém já bebeu um tipo de água diferente
desta?(aponte para a garrafa)
Aguardem as respostas. Certamente, os alunos vão falar de
água com gás, água com sabor de limão etc.
- Falem: Jesus ofereceu uma água diferente para a mulher
samaritana – uma água que se ela tomasse nunca mais teria sede. Este tipo de
água é diferente da água que tomamos. A gente
toma água, mas depois temos sede e tomamos novamente.
- Falem: O nome da água é a “Água da vida”. Vamos começar a
estudar sobre ela agora?
- Comecem a trabalhar o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário