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segunda-feira, 27 de julho de 2020

Sugestões para as lições de Juvenis

1 – Revista de Edição Especial para Juvenis
Tema: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 05: A Influência do Espiritismo na Mídia
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a influência do Espiritismo na Mídia.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “A Melhor Defesa é o Ataque”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Melhor Defesa é o Ataque
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a influência do Espiritismo na Mídia.
Material:
08 setas vermelhas
01 rolo de fita adesiva
01 quadro ou 01 cartolina
01 pincel atômico
Procedimento:
Antes da aula:
- Escrevam as expressões abaixo em setas de cor vermelha: Jornais, Revistas, Livros, Filmes, Novelas, Desenhos animados, Astrologia, Festa de Halloween
- Escrevam no quadro FÉ CRISTÃ – PALAVRA DE DEUS
Durante a aula:
- Entreguem para os alunos as setas.
- Falem que a mídia tem divulgado de forma ampla ideias da doutrina espírita nos mais diversos tipos de meios.
- Peçam para os alunos fixar as setas ao redor das expressões FÉ CRISTÃ – PALAVRA DE DEUS
- Analisem com os alunos as ideias espíritas que encontramos em:
Jornais
Revistas
Livros
Filmes
Novelas
Desenhos animados
Astrologia
Festa de Halloween
- Escrevam no quadro cada ideia identificada e estudem com os alunos a refutação bíblica.
- Depois falem que a fé cristã, que é baseada na Palavra de Deus, tem recebido ataques constantes, através destas e outras ideias.
- Perguntem: Como os cristãos podem se defender?
Conhecendo a Palavra de Deus
Tendo sabedoria para refutar as ideias
- Para confirmar, leiam:
“Porque meu povo perece por falta de conhecimento...” Os 4.6a
 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja a palavra da verdade”. II Tm 2.15
“...e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós...” I Pe 3.15
Por Sulamita Macedo.

2 - Juvenis – Avivamento para a Juventude
Lição 05: Despertamentos Espirituais Norte-Americanos
- Apresentem o título da lição: Despertamentos Espirituais Norte-Americanos.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para exemplificar sobre a pregação da Palavra de Deus, a semente, apliquem a dinâmica “Mais doce que o mel”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Mais doce que o mel
Objetivo: Refletir sobre o tipo de coração que está sendo lançado o ensino da Palavra de Deus.
Material:
Desenho de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes
Figuras das 4 situações apresentadas na parábola do Semeador
01 figura de coração
01 sachê de mel ou bala de mel
Procedimento:
- Leiam a parábola do semeador – Mt 13. 3 a 8.
À medida que a leitura for efetuada, vocês apresentam figuras que dizem respeito as 4 situações da parábola(semelhante a esta ao lado).
Se preferir, vocês podem utilizar material, como: desenho de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
- Dividam a turma em 04 grupos e passem o material ou a figura referente a cada situação (uma para cada grupo).
- Orientem para que cada grupo reflita sobre a situação da parábola, associando-a ao ensino da Palavra de Deus nos dias atuais.
- Em seguida, os grupos devem apresentar o resultado de forma objetiva.
- Apresentem a figura do coração e falem: Que o nosso coração esteja com solo preparado e fértil para receber a semente que é a Palavra de Deus.
- Depois, leiam Sl 119.103: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca”.
- Para finalizar, entreguem para cada aluno 01 sachê de mel ou bala de mel.
Por Sulamita Macedo.

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