Sugestões
para as lições de Juvenis
1 – Revista de Edição Especial
para Juvenis
Tema: O Cuidado com as influências dos meios de
comunicação
Lição 05: A Influência do
Espiritismo na Mídia
- Introduzam o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “A Melhor Defesa é o Ataque”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade
por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é
boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: A Melhor Defesa é o
Ataque
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a
influência do Espiritismo na Mídia.
Material:
08 setas vermelhas
01 rolo de fita adesiva
01 quadro ou 01 cartolina
01 pincel atômico
Procedimento:
Antes da aula:
- Escrevam as expressões
abaixo em setas de cor vermelha: Jornais, Revistas, Livros, Filmes, Novelas,
Desenhos animados, Astrologia, Festa de Halloween
- Escrevam no quadro FÉ CRISTÃ
– PALAVRA DE DEUS
- Entreguem para os alunos as
setas.
- Falem que a mídia tem
divulgado de forma ampla ideias da doutrina espírita nos mais diversos tipos de
meios.
- Peçam para os alunos fixar
as setas ao redor das expressões FÉ CRISTÃ – PALAVRA DE DEUS
- Analisem com os alunos as
ideias espíritas que encontramos em:
Jornais
Revistas
Livros
Filmes
Novelas
Desenhos animados
Astrologia
Festa de Halloween
- Escrevam no quadro cada
ideia identificada e estudem com os alunos a refutação bíblica.
- Depois falem que a fé
cristã, que é baseada na Palavra de Deus, tem recebido ataques constantes,
através destas e outras ideias.
- Perguntem: Como os cristãos podem
se defender?
Conhecendo a Palavra de Deus
Tendo sabedoria para refutar
as ideias
- Para confirmar, leiam:
“Porque meu povo perece por
falta de conhecimento...” Os 4.6a
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como
obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja a palavra da verdade”. II
Tm 2.15
“...e estai sempre preparados
para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da
esperança que há em vós...” I Pe 3.15
Por Sulamita Macedo.
2 - Juvenis – Avivamento para a Juventude
Lição 05: Despertamentos Espirituais
Norte-Americanos
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para exemplificar sobre a
pregação da Palavra de Deus, a semente, apliquem a dinâmica “Mais doce que o
mel”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mais doce que o mel
Objetivo: Refletir sobre o tipo
de coração que está sendo lançado o ensino da Palavra de Deus.
Material:
Desenho de um caminho com
aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes
Figuras das 4 situações
apresentadas na parábola do Semeador
01 figura de coração
01 sachê de mel ou bala de mel
Procedimento:
- Leiam a parábola do semeador
– Mt 13. 3 a 8.
À medida que a leitura for
efetuada, vocês apresentam figuras que dizem respeito as 4 situações da
parábola(semelhante a esta ao lado).
Se preferir, vocês podem
utilizar material, como: desenho de um caminho com aves, pedras e figura de
sol, espinhos, terra fértil e sementes.
- Dividam a turma em 04 grupos
e passem o material ou a figura referente a cada situação (uma para cada
grupo).
- Orientem para que cada grupo
reflita sobre a situação da parábola, associando-a ao ensino da Palavra de Deus
nos dias atuais.
- Em seguida, os grupos devem
apresentar o resultado de forma objetiva.
- Apresentem a figura do
coração e falem: Que o nosso coração esteja com solo preparado e fértil para
receber a semente que é a Palavra de Deus.
- Depois, leiam Sl 119.103: “Oh!
Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha
boca”.
- Para finalizar, entreguem
para cada aluno 01 sachê de mel ou bala de mel.
Por Sulamita Macedo.
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