Sugestões
para as lições de Jovens e Adultos
1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos

Os Princípios Divinos em
Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como
Exemplos para os Nossos Dias
Lição 02: Despertamento Espiritual - um milagre
- Apresentem o título da lição: Despertamento Espiritual –
um milagre.
- Trabalhem os pontos levantados na lição,
sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a
atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Vocês
podem colocar no quadro, as seguintes expressões:
Despertamento
Espiritual:
Origem
Finalidades
Também
podem escrever uma pergunta(Método de Perguntas e Respostas):
Por
que o título da lição afirma que o despertamento espiritual é um milagre?
Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Tesouro Escondido”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tesouro Escondido
Objetivo:
Enfatizar que o despertamento
faz o cristão guardar a Palavra de Deus.
Material:
01 Bíblia pequena
01 caixa em forma de coração.
Observação: A Bíblia deve
caber dentro da caixa.
Procedimento:
Antes da aula:
- Coloquem a Bíblia dentro da
caixa. Realizem esta ação ainda em casa, para que os alunos não vejam o
conteúdo.
Durante a aula:
- Falem que dentro da caixa há
um objeto. Passem a caixa para cada aluno, para que descubram o que há dentro;
orientem que podem balançar a caixa, mas não podem abri-la.
- Se alguém descobrir o
conteúdo, abram a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11: “Escondi a Tua
palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.
- Se não descobrirem o
conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item anterior.
- Para concluir, falem sobre a
importância da leitura bíblica e também da obediência a Palavra de Deus.
Leiam:
“Porque a palavra de Deus é
viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra
até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para
discernir os pensamentos e intenções do coração”(Hebreus 4:12).
“Sobre tudo o que se deve
guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”(Provérbios
4:23).
Por Sulamita Macedo.
Lição
02: O Chamado de um líder
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Para iniciar o estudo, utilizem a dinâmica
“Josué, o substituto de Moisés”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Josué, o substituto de Moisés
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a liderança de Josué.
Material:
01 espelho
11 envelopes
11 Características de Josué para digitar(ver no
procedimento)
Procedimento:
Antes da aula:
Digitar as características de Josué e colocá-las nos
envelopes(uma em cada envelope)
Durante a aula:
- Falem: Vamos estudar sobre algumas características
de um personagem bíblico. Quem será esta pessoa?
Para descobrir, vocês vão receber um envelope que
tem um conteúdo importante.
Para abrir o envelope, também devem estar com um
espelho em mãos.
- Agora, entreguem 01 envelope e o espelho para um
aluno.
O aluno deve ler em voz alta e se olhar no espelho.
Isto deve se repetir até o último envelope.
As características são estas:
Fiel
Temia a Deus
Confiava em Deus
Pronto para servir
Corajoso
Determinado
Gostava de estar na presença de Deus
Submisso a Deus
Obediente ao líder Moisés
Escolhido por Deus para substituir Moisés
Honrava seu povo
- Após o último envelope, perguntem:
Quem é o personagem bíblico que tem estas
características?
Quando leram as características, vocês estavam com
um espelho. O que tem a ver as características com um espelho?
Este é um exemplo de líder do qual podemos nos espelhar?
Deixem que os alunos reflitam e respondam.
- Depois, comecem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo
Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 02: A Sublimidade das
Bênçãos Espirituais em Cristo

- Nesta lição há algumas palavras
que seu significado não é de uso comum. Que tal procurar no dicionário o
significado delas?
Talvez você compreenda todas
estas palavras, mas lembrem-se de que nas classes da EBD há uma diversidade
enorme entre os alunos quanto à formação escolar...
Sublimidade
Beneplácito
Incomensurável
Doxologia
Isto é
importante. Por quê? É recomendável que o professor ao ensinar
utilize vocabulário simples. Ao expressar alguma palavra menos usual,
imediatamente fale outra mais comum de mesmo significado para que todos
entendam a mensagem que está sendo transmitida. O cuidado com a compreensão
daquilo que é transmitido é um ponto importante para que a comunicação na
Escola Bíblica Dominical aconteça de forma satisfatória.
-
Para iniciar o estudo, utilizem a dinâmica “O Mistério Revelado”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno,
além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
melhor exposição do conteúdo, recomendo estas sugestões:
- Apresentem
um cartaz(recurso didático) com a listagem
das bênçãos espirituais descritas em Efésios 1. 3 a 14 – vejam no item I,
subitem 2, página 12 da revista do mestre).
A
visualização é importante para o aprendizado, chama a atenção dos alunos e aumenta a retenção do que está sendo
exposto.
-
Ao falar sobre Ef 1.10, “na dispensação da plenitude dos tempos”, perguntem:
“A
plenitude dos tempos” se refere a que época? Já aconteceu ou ainda vai ocorrer?
Aguardem
as respostas. Depois, apresentem outras informações.
Desta
forma, vocês estão utilizando o método de Perguntas e Respostas, que foi
muito usado por Jesus nos seus ensinos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Mistério Revelado
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o mistério revelado – o
plano de Deus para a humanidade.
Material:
01
caixa bem arrumada(não precisa ser grande – pode ser aproximadamente do tamanho
de uma caixa de sapato)
01
caixa menor que a primeira
Texto
01 digitado:
“Descobrindo-nos
o mistério da sua vontade...” (Efésios 1:9).
Texto
02 digitado:
“O
mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e
que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer
quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo
em vós, esperança da glória; (Colossenses 1:26,27).
Procedimento:
Antes
da aula:
Arrumem
as caixas
Dentro
da caixa menor ponham o texto de Efésios 1.9 digitado
Fechem
a caixa menor
Coloquem
a menor dentro da maior
Em
cima da caixa menor coloquem o texto de Colossenses 1.26,27 digitado
Fechem
a caixa maior
Na
Introdução da aula:
-
Apresentem uma caixa bem arrumada.
-
Falem: Aqui dentro há um mistério a ser revelado.
-
Perguntem: O que poderá ser este mistério?
Observem
com atenção as respostas.
-
Se alguém acertar, peçam para que abram a caixa e vejam qual o mistério.
-
Se ninguém acertar, falem:
Vou
deixar a caixa aqui(coloquem em cima de uma mesa, uma cadeira ou banco) e ao
longo da lição vocês vão pensando sobre isto.
-
Ao terminar o estudo da lição, retomem a pergunta inicial: O que poderá ser este mistério?
E
agora? Vocês já entenderam qual o mistério?
Quem
deseja descobrir qual o mistério? Abra a caixa.
Ao
abrir a caixa maior, o aluno vai se surpreender porque haverá um versículo e
outra caixa e dentro desta outro versículo.
O
primeiro versículo deve ser lido, depois a caixa menor deve ser aberta e os
versículos devem ser lidos.
-
Para concluir, falem: Deus arquitetou o plano redenção para a humanidade que
este oculto, mas o mistério foi revelado e realizado por Jesus, executando a
salvação para todos que o aceitam e garantido pelo Espírito Santo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário