RSS

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Sugestões para as lições de Jovens e Adultos

1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos
Reedição da lição comentada pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias
Lição 02: Despertamento Espiritual - um milagre
- Apresentem o título da lição: Despertamento Espiritual – um milagre.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Vocês podem colocar no quadro, as seguintes expressões:
Despertamento Espiritual:
Origem
Finalidades
Também podem escrever uma pergunta(Método de Perguntas e Respostas):
Por que o título da lição afirma que o despertamento espiritual é um milagre?
Desta forma, a apresentação ficará mais didática.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Tesouro Escondido”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tesouro Escondido
Objetivo:
Enfatizar que o despertamento faz o cristão guardar a Palavra de Deus.
Material:
01 Bíblia pequena
01 caixa em forma de coração.
Observação: A Bíblia deve caber dentro da caixa.
Procedimento:
 Antes da aula:
- Coloquem a Bíblia dentro da caixa. Realizem esta ação ainda em casa, para que os alunos não vejam o conteúdo.
Durante a aula:
- Falem que dentro da caixa há um objeto. Passem a caixa para cada aluno, para que descubram o que há dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não podem abri-la.
- Se alguém descobrir o conteúdo, abram a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11: “Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.
- Se não descobrirem o conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item anterior.
- Para concluir, falem sobre a importância da leitura bíblica e também da obediência a Palavra de Deus.
Leiam:
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”(Hebreus 4:12).
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”(Provérbios 4:23).
Por Sulamita Macedo.

 2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué
Lição 02: O Chamado de um líder
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O Chamado de um líder.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para iniciar o estudo, utilizem a dinâmica “Josué, o substituto de Moisés”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Josué, o substituto de Moisés
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a liderança de Josué.
Material:
01 espelho
11 envelopes
11 Características de Josué para digitar(ver no procedimento)
Procedimento:
Antes da aula:
Digitar as características de Josué e colocá-las nos envelopes(uma em cada envelope)
Durante a aula:
- Falem: Vamos estudar sobre algumas características de um personagem bíblico. Quem será esta pessoa?
Para descobrir, vocês vão receber um envelope que tem um conteúdo importante.
Para abrir o envelope, também devem estar com um espelho em mãos.
- Agora, entreguem 01 envelope e o espelho para um aluno.
O aluno deve ler em voz alta e se olhar no espelho.
Isto deve se repetir até o último envelope.
As características são estas:
Fiel
Temia a Deus
Confiava em Deus
Pronto para servir
Corajoso
Determinado
Gostava de estar na presença de Deus
Submisso a Deus
Obediente ao líder Moisés
Escolhido por Deus para substituir Moisés
Honrava seu povo
- Após o último envelope, perguntem:
Quem é o personagem bíblico que tem estas características?
Quando leram as características, vocês estavam com um espelho. O que tem a ver as características com um espelho?
Este é um exemplo de líder do qual podemos nos espelhar?
Deixem que os alunos reflitam e respondam.
- Depois, comecem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.

3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 02: A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo.
- Nesta lição há algumas palavras que seu significado não é de uso comum. Que tal procurar no dicionário o significado delas?
Talvez você compreenda todas estas palavras, mas lembrem-se de que nas classes da EBD há uma diversidade enorme entre os alunos quanto à formação escolar...
Sublimidade
Beneplácito
Incomensurável
Doxologia
Isto é importante. Por quê? É recomendável que o professor ao ensinar utilize vocabulário simples. Ao expressar alguma palavra menos usual, imediatamente fale outra mais comum de mesmo significado para que todos entendam a mensagem que está sendo transmitida. O cuidado com a compreensão daquilo que é transmitido é um ponto importante para que a comunicação na Escola Bíblica Dominical aconteça de forma satisfatória.
- Para iniciar o estudo, utilizem a dinâmica “O Mistério Revelado”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para melhor exposição do conteúdo, recomendo estas sugestões:
- Apresentem um cartaz(recurso didático) com a listagem das bênçãos espirituais descritas em Efésios 1. 3 a 14 – vejam no item I, subitem 2, página 12 da revista do mestre).
A visualização é importante para o aprendizado, chama a atenção dos alunos e aumenta a retenção do que está sendo exposto.
- Ao falar sobre Ef 1.10, “na dispensação da plenitude dos tempos”, perguntem:
“A plenitude dos tempos” se refere a que época? Já aconteceu ou ainda vai ocorrer?
Aguardem as respostas. Depois, apresentem outras informações.
Desta forma, vocês estão utilizando o método de Perguntas e Respostas, que foi muito usado por Jesus nos seus ensinos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Mistério Revelado
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o mistério revelado – o plano de Deus para a humanidade.
Material:
01 caixa bem arrumada(não precisa ser grande – pode ser aproximadamente do tamanho de uma caixa de sapato)
01 caixa menor que a primeira
Texto 01 digitado:
“Descobrindo-nos o mistério da sua vontade...” (Efésios 1:9).
Texto 02 digitado:
“O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; (Colossenses 1:26,27).
Procedimento:
Antes da aula:
Arrumem as caixas
Dentro da caixa menor ponham o texto de Efésios 1.9 digitado
Fechem a caixa menor
Coloquem a menor dentro da maior
Em cima da caixa menor coloquem o texto de Colossenses 1.26,27 digitado
Fechem a caixa maior
Na Introdução da aula:
- Apresentem uma caixa bem arrumada.
- Falem: Aqui dentro há um mistério a ser revelado.
- Perguntem: O que poderá ser este mistério?
Observem com atenção as respostas.
- Se alguém acertar, peçam para que abram a caixa e vejam qual o mistério.
- Se ninguém acertar, falem:
Vou deixar a caixa aqui(coloquem em cima de uma mesa, uma cadeira ou banco) e ao longo da lição vocês vão pensando sobre isto.
- Ao terminar o estudo da lição, retomem a pergunta inicial:  O que poderá ser este mistério?
E agora? Vocês já entenderam qual o mistério?
Quem deseja descobrir qual o mistério? Abra a caixa.
Ao abrir a caixa maior, o aluno vai se surpreender porque haverá um versículo e outra caixa e dentro desta outro versículo.
O primeiro versículo deve ser lido, depois a caixa menor deve ser aberta e os versículos devem ser lidos.
- Para concluir, falem: Deus arquitetou o plano redenção para a humanidade que este oculto, mas o mistério foi revelado e realizado por Jesus, executando a salvação para todos que o aceitam e garantido pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: