Adultos - Aviva a Tua Obra - O Chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus
Lição 03: O Avivamento no Novo TestamentoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: O Avivamento no Novo
Testamento.
Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para ilustrar o avivamento apontado na
lição no Evangelho de João, apliquem a dinâmica “Uma
água diferente”, a água viva oferecida por Jesus à mulher samaritana.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Uma água diferente
Objetivos:
Ilustrar o estudo sobre o que significa “Água da Vida”.
Enfatizar que a redenção
efetuada por Jesus, traz vida aos que estão mortos espiritualmente.
01 garrafa com água para beber
Copos descartáveis
Procedimento:
- Com uma garrafa de água na
mão, perguntem:
Alguém está com sede? Deseja
beber água agora?
- Entreguem um copo
descartável para os alunos que desejam beber água e distribuam água para eles.
- Depois, falem da importância
de beber água várias vezes ao dia, pois sem a água a pessoa pode ficar
desidratado e ter problemas de saúde.
- Perguntem: alguém já bebeu
um tipo de água diferente desta?(aponte para a garrafa)
Aguardem as respostas.
Certamente, os alunos vão falar de água com gás, água com sabor de limão etc.
- Falem: Jesus ofereceu uma
água diferente para a mulher samaritana – uma água que se ela tomasse nunca
mais teria sede. Este tipo de água é diferente da água que tomamos. Agente toma
água, mas depois temos sede e tomamos novamente.
- Falem: O nome da água é a
“Água da vida”, trazendo vida aos que estão mortos espiritualmente, por meio da
redenção por Cristo Jesus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário