Juvenis Currículo 2022/2023: Sal e Luz no Mundo - Uma Igreja Relevante
Lição 06: A Missão Social da Igreja
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: A
Missão Social da Igreja. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
-
Para iniciar o estudo da lição, apliquem a Dinâmica “Missão Social”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Missão Social
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre a missão social da igreja.
Refletir sobre ajuda aos necessitados.
Material:
Chocolates para a metade da turma
Obs.: vocês se desejarem podem substituir o chocolate por
pãezinhos, fatia de bolo etc.
- Distribuam chocolates somente para a metade da turma. E,
continuem falando sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Alguém certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que
quer receber, outro vai questionar porque não tem para todos etc.
Então, falem: As condições financeiras não são iguais para todos,
há pessoas que tem o que comer diariamente, outras que estão passando por
situações difíceis.
- Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação dos
chocolates vivenciada, agora, por vocês?
Aguardem que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o
chocolate com o colega, caso isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam
o chocolate com os que não possuem.
- Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento com
aqueles que estão passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a
solidariedade.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
- Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações
para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de
remédio, de roupas etc.
Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo
sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há
resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois é comum atender aos
necessitados em situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário