Juvenis Currículo 2022/2023: Sal e Luz no Mundo - Uma Igreja Relevante
Lição 03: O Que é uma Igreja Relevante
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: O
Que é uma Igreja Relevante. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Coloquem no quadro ou
cartolina uma figura de uma Igreja e perguntem:
O que significa a palavra
Igreja?
Aguardem as respostas e depois
acrescentem outras informações, apontando também para os símbolos: corpo,
templo, noiva, família etc(item I).
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para expor as 08 analogias da identidade e natureza da
Igreja(Item 2)
Escrevam no quadro ou leve para a aula um cartaz com a
listagem abaixo contida do texto da lição.
Organizem 08 cartões coloridos. Em cada um escreva um versículo
com a numeração referente a analogia.
Entreguem os 08 cartões para os alunos no início da aula; orientem para procurar na Bíblia e deixar
marcado para facilitar o momento da
leitura dos versículos, quando for solicitado no momento da explanação
1 – A videira e os ramos (Jo 15.1-17);
2 - O pastor e as ovelhas (Jo 10.1-30);
3 - O reino sacerdotal e o Sumo Sacerdote (Hb 5.1-10; 1 Pe
2.5,9: Ap 1.5,6);
4 - O primogênito e seus irmãos (Rm 8.29; 1 Co 15.20,23;Ap
1.5);
5 - 0 Senhor e seus servos (Mt 25.14-30; 1 Co 722,23);
6 - O Noivo e a noiva (Mt 25.1-13: Jo 3 29):
7 - O edifício e as pedras vivas (Ef 2.20-22; 1 Pe 2.4-8)
8 - A cabeça e o corpo (Ef 1.22,23; 1 Co 12.12-27).
Observações:
As 08 analogias e os versículos foram extraídos do Item 2 da
revista do professor, página 23.
Na lista das analogias que aparece na lição, o numeral 5
aparece 02 vezes e não tem o número 6. Mas, é bom pedir para os alunos
consertarem na suas revistas.
- Para enfatizar a ideia de que nós formamos o Corpo
de Cristo – a Igreja, utilizem a dinâmica “O Corpo de Cristo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Corpo de Cristo
Objetivos:
Enfatizar que somos membros do
corpo de Cristo.
Descatar a importância da unidade e comunhão no Corpo de
Cristo.
Para o grupo 01: 01 folha de
papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras,
02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando
escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Divida a turma em dois
grupos e forneça as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco, utilizando
uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em
equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do
grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11
pessoas):
- Cada componente desenhará
uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é
recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando
as partes desenhadas e colando-as.
2 – Peça ao grupo 01 e 02 para
apresentar os dois bonecos.
3 – Solicite para que observem
o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com
partes proporcionais e uniformes.
O grupo 02, embora apresente
um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado
disforme, desorganizado e desproporcional.
Pergunte: Por que são
diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado
melhor porque trabalharou em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do
trabalho.
O Grupo 02 tem um mau
resultado porque não trabalharou com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões pode-se
extrair dessa dinâmica para a vida cristã?
Reforce a importância da
unidade e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
4 – Para concluir, leia: I co
12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.
Ideia original da técnica do
boneco desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
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