Discipulando – 1º. Ciclo: Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
Lição 02: O Fracasso de Israel em Representar o Reino de DeusProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: O
Fracasso de Israel em Representar o Reino de Deus, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, utilizem a dinâmica
“
- Posteriormente, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Utilizem quadro branco para
escrever nomes dos lugares e de pessoas que aparecem na narrativa do texto
da lição.
Utilizem um mapa para
mostrar a rota do Êxodo e alguns lugares citados na história da formação da
nação israelita.
Mapa é um documento geográfico
e recurso didático visual importante.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Faça o que o Mestre
mandar
Objetivos:
Refletir sobre importância da
obediência a Deus e a sua Palavra.
Alertar sobre a desobediência
aos mandamentos de Deus tendo como exemplo o que ocorreu com o povo de Israel.
Uma venda
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da
classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego,
para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para
ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à
esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos,
vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa
forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos,
enfatizando a importância de conhecermos o ensinamento da Palavra de Deus.
- Retirem a venda do aluno e
façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo
guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas
do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos
ter com os verdadeiros ensinos.
- Pode acontecer que o aluno
“cego” não execute alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir
direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.
Esta atitude proporcionará a
vocês a oportunidade de falar que o povo de Israel foi desobediente aos
mandamentos de Deus. Afirme ainda que é sobre este assunto é um dos temas da
aula de hoje.
Ideia Original desconhecida do
uso de uma venda em dinâmica
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário