Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - A Segunda Vinda de Cristo e o Mundo Vindouro
Lição 02:
Sinais da
Volta de Jesus
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é
um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação
dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule
a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e
facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: Sinais da Volta de Jesus, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo sobre o tema, apliquem a
dinâmica “Onde há fumaça, há
fogo!”
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do
aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Onde há fumaça, há fogo!
Objetivos:
Apresentar os sinais que antecedem o Arrebatamento.
Refletir sobre a importância de estar atento aos sinais
Material:
02 folhas de papel madeira ou cartolina
02 tubos de cola
04 tesouras
02 pincéis atômicos
Revistas e jornais atuais
01 rolo de fita adesiva
Observação: Vocês podem optar por pedir aos alunos para pesquisar na
internet sobre os sinais da vinda de Jesus. Para isto, eles precisam fazer
antecipaemnte, isto é, durante a semana. É interessante impimir as reportagens
encontradas.
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.
- Forneçam para cada grupo, os seguintes materiais: 01 folha
de papel madeira ou cartolina, 01 tubo de cola, 02 tesouras, 01 pincel atômico,
revistas e jornais atuais.
Se possível, providenciem duas mesas ou utilizem o piso, para
a execução da atividade.
- Forneçam as seguintes orientações: Vocês vão organizar um
cartaz com figuras e reportagens sobre acontecimentos indicadores de sinais do
Arrebatamento da Igreja. Para isto, vocês deverão utilizar os materiais(mostrem
para os alunos), também há uma referência bíblica importante sobre os sinais em
Mateus 24.3 a 14 para ser lida.
O cartaz deverá conter um título, figuras e reportagens sobre
os sinais, qual o nome de cada sinal encontrado e os nomes dos componentes do
grupo.
- Estipulem um tempo de 20 ou 30 no máximo para a organização
do cartaz. Durante o período de execução da tarefa, passem pelos grupos, tirem
dúvidas, corrijam algo se necessário, observem se os alunos estão utilizando o
tempo com a atividade ou conversando sobre outros assuntos, falem para os
grupos quando o tempo estiver terminando, comecem de 10 minutos até 5.
- Após a conclusão da atividade, os cartazes devem ser
fixados num quadro ou parede e em seguida trabalhem os sinais e outros não
apontados pelos alunos como indicadores do Arrebatamento. Enfatizem a
importância de ficar alerta aos sinais, pois “onde há fumaça, há fogo”, isto é,
os sinais são um prenúncio da Vinda de Jesus.
- Se possível, fixem estes cartazes no mural ou em outro
local de fácil visibilidade para a Igreja.
Coloquem a identificação da classe(nome ou número), nomes dos
alunos e professores.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário