Adolescentes Currículo 2022/2023: Grandes Cartas para Nós
Lição 11: Vamos conhecer a 3ª Carta de João
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Vamos conhecer a 3ª Carta de
João, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o tema da lição, apliquem
a dinâmica “Bom
testemunho”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bom testemunho
Objetivos:
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Enfatizar a importância do cristão ter bom testemunho.
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
Procedimento:
– Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está
representando o mundo.
– Solicitem atenção dos alunos para o que vocês vão realizar.
– Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
– Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retirem a embalagem(situação
01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último copo e misture( situação 03).
– Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no
mundo?
– Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações,
com maioria para a situação 01. Mas, como você já deve ter percebido, a
situação correta é a representada na situação 03.
– Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o
meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo?
Nós somos deste mundo?
– Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de
salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos
homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal
degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações
bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta
do cristão como sal da terra.
Para isto, para ser sal da terra, o cristão deve apresentar bom
testemunho.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário