Adolescentes Currículo 2022/2023: Grandes Cartas para Nós
Lição 12: Vamos conhecer a Carta de Judas
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Vamos conhecer a Carta de
Judas, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o tema da lição, apliquem
a dinâmica “Integridade e Fidelidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Integridade e Fidelidade
Objetivos:
Refletir sobre a integridade
de caráter do jovem Daniel e seus colegas.
Contextualizar este exemplo de
fidelidade com a vida cristã atual.
01 fantoche ou marionete de
uma pessoa
Observações:
Pode ser do tipo que se
manipula com as mãos dentro do boneco ou daquele tipo que é movido por meio de
cordões.
No Departamento Infantil,
vocês podem conseguir um fantoche emprestado.
Aqui a utilização do fantoche
não é para infantilizar os alunos, mas trazer uma lição sobre a manipulação de
pessoas.
Procedimento:
- Apresentem o fantoche e
perguntem para os alunos de que forma é utilizado este objeto.
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos digam
que o fantoche é manipulado com as mãos dentro do boneco ou é movido por meio
de cordões, dependendo do tipo apresentado.
Peçam que alguns alunos
manipulem o fantoche de várias formas e da maneira que desejarem.
- Depois, peçam para que 05
alunos fiquem diante da classe. Escolham 01 aluno e orientem que ele realize
várias ações e os outros 4 deverão imitá-lo.
Observem as imitações dos
alunos e também se alguém não vai aceitar a situação de se deixar manipular
pelo outro.
Agora, perguntem:
O que os 4 alunos acharam de
repetir as ações de uma pessoa, sem ter vontade própria?
Por que razão apresentar um
fantoche para vocês?
O que o fantoche e a situação
apresentada pelos colegas têm a ver com a história de Daniel e seus amigos?
Observem que os alunos
afirmam.
- Depois, falem: O fantoche
ganha movimento ou fala através da ação e vontade de quem o manipula. Não
possui vontade própria e sendo assim é manobrado por outrem. No sentido
figurado, chamar alguém de “Marionete”, refere-se a uma pessoa sem firmeza de
caráter e que aceita ser manipulado por outra pessoa.
- Falem, ainda: Daniel e seus
colegas passaram por uma situação na qual estavam sendo pressionados a adotar o
padrão de conduta pagã, quando cativos na Babilônia, para tanto eles estavam
sendo moldados conforme a orientação do rei de forma diferente da cultura
judaica, porém foram firmes e não aceitaram ser manipulados.
- Peçam para que um aluno leia
Dn 1. 8: “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das
iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos
eunucos que lhe permitisse não se contaminar”.
- Depois, falem: Isto
aconteceu com Daniel, Hananias, Misael e Azarias. E hoje, também pode acontecer
com vocês.
Nesse momento, falem sobre o
que o mundo nos oferece, que pode nos distanciar e modificar nosso
relacionamento com Deus. Enfatizem o cuidado de não deixarmos que sejamos
manipulados conforme os padrões mundanos.
- Falem sobre o resultado de
uma vida íntegra diante de Deus numa sociedade pagã e idólatra. Então, peçam
que os alunos leiam Dn 1. 17 a 20 de forma compartilhada:
“Quanto a estes quatro jovens,
Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria;
mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
E ao fim dos dias, em que o
rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de
Nabucodonosor.
E o rei falou com eles; entre
todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e
Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
E em toda a matéria de
sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez
vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu
reino”.
- Perguntem: Que resultados
também podemos obter quando decidimos permanecer fiéis mesmo diante dos apelos
do mundo?
Aguardem as respostas dos
alunos. Acrescentem outras se necessário.
- Para finalizar, leiam:
“Tende cuidado, para que
ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a
tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl
2:8).
Por Sulamita Macedo.
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