Adolescentes Currículo 2022/2023: Grandes Cartas para Nós
Lição 13: Vamos praticar a palavra!
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Vamos praticar a palavra!, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o tema da lição, apliquem
a dinâmica “Plantando boas sementes”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Plantando Boas Sementes
Objetivos:
Enfatizar a importância da
leitura bíblica e a prática da Palavra de Deus.
Refletir sobre o cuidado que
devemos ter com nossa vida espiritual e moral, num processo constante de
santificação, com coração limpo.
01 cópia do texto “Plantando
Boas Sementes” para cada aluno.
½ folha de papel ofício para
cada aluno
Procedimento:
– Leiam o texto “Plantando
Boas Sementes”(postado abaixo).
“Como
principiante no jardim, logo aprendi que um terreno não cultivado era impróprio
para a plantação de sementes e para o crescimento. Mas quando plantei boas
sementes numa terra bem preparada, o sol e a chuva fizeram a sua parte, até que
veio a colheita.
Um
terreno bem preparado, as sementes certas e a bênção de Deus são essenciais
para a produção de frutos, não somente num jardim, mas também na vida cristã.
O
profeta de Deus, Oseias, pregou este princípio ao povo de Israel. Eles haviam
semeado sementes de maldade e confiavam nos seus próprios caminhos, em vez de
confiar em Deus. Então eles comeram os frutos amargos de mentiras,
especialmente a mentira de que a sua própria de que sua segurança e sucesso
vinham da sua própria força militar(Oseias 10.13).
Oseias
rogou a Israel para seguirem a Deus – deixaram o terreno endurecido dos seus
corações e “buscar ao Senhor”. Se eles semeassem justiça, iriam colher a
misericórdia do Senhor e Ele faria chover bênçãos sobre eles.
Está o
solo do seu coração resistindo a Deus e à Sua Palavra, em vez de ser
receptivo(a)? Está você confiando na sua própria maneira de viver em vez de
confiar em Deus? Então é tempo de buscar o Senhor em sincero arrependimento,
semear atos e atitudes certas na sua vida e crescer espiritualmente. Acima de
tudo, dependa do poder de Deus e não do seu próprio para que sua vida seja
frutífera”. JonieYoder
Fonte do texto: Nosso
Pão Diário.
– Em seguida, distribuam a
metade da folha de papel ofício para cada aluno.
– Orientem para que eles
desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra( do
lado direito).
– Agora, solicitem que eles
façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno
deverá escrever em que ou quem está alicerçado. Está firmado em Deus ou sua fé
está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte
quer derrubá-la?
No solo, deverá escrever qual
o tipo de solo em que a semente e a árvore estão plantadas. Também como este
solo tem sido tratado para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá
desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore
espiritual. Como tem se apresentado em todas as estações de sua vida?
– Depois, falem: Temos
plantando boas sementes em solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus?
Não façamos como o povo de Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou
Deus.
– Para finalizar, leiam:
Salmo 1. 1 a 3:
“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se
detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto
na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”.
Por Sulamita Macedo.
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