Discipulando – 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 11: Relacionando-se com a igreja local
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Relacionando-se com a igreja local, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Posteriormente, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para ilustrar o tema da
aula, utilizem a dinâmica “Você é importante”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Você é importante
Objetivos:
Refletir sobre a valorização
pessoal.
Enfatizar a importância
de frequentar uma igreja local.
01 quebra-cabeça para cada
grupo
Observação: Adquiram
quebra-cabeça com poucas peças. Vocês podem encontrar com preço bastante baixo
nas lojas de material importado.
Procedimento:
- Dividam os alunos em grupos.
- Distribuam para cada grupo
um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem isto para eles.
- Peçam para que cada grupo
monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está
faltando uma peça.
- Depois, questionem:
Está peça é importante para o
quebra-cabeça?
Todas as peças estão montadas
e somente uma faz falta? Por quê?
- Depois, falem: Faz de conta
que as peças são vocês, todos são importantes para o grupo. Vocês são
importantes para suas famílias e para a igreja.
- Então, entreguem a peça que
falta para cada grupo e solicitem para que concluam o preenchimento do
quebra-cabeça.
- Depois, trabalhem com os
alunos sobre a valorização pessoal e a importância de estar participando de uma
igreja local.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário