Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 01: Um novo caráter: A lei do reino de Deus
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Um novo caráter: A lei
do reino de Deus, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Posteriormente, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para ilustrar o tema, apliquem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar sobre as
Bem-aventuranças.
Refletir sobre a felicidade
passageira e a espiritual.
- 01 caixa de sapato com tampa
- Digitar estas 10
expressões(o papel deve ser do tamanho da caixa)
Caixa da Felicidade
OS BEM AVENTURADOS
Bem-aventurado os pobres de
espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome
e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado os
misericordiosos
Bem-aventurado os puros de
coração
Bem-aventurado os
pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos
por causa de Cristo.
- Papéis ofício branco ou
colorido
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Dias antes da aula:
- Colar o nome Caixa da
Felicidade na tampa da caixa(parte externa)
- Colocar dentro da caixa as
expressões digitadas na ordem em que se encontram no item material, isto é,
primeiro as bem-aventuranças e em cima delas a expressão OS BEM-AVENTURADOS.
Durante a aula:
- Apresentem a Caixa da
Felicidade.
- Falem: Nesta caixa contém
formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser
feliz.
- Então, peçam para que os
alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos. Depois
escrevam em tiras de papel ofício uma frase ou palavra que representem estes
momentos felizes citados pelos alunos.
Colem estas frases e/ou
palavras na tampa da caixa(parte exterior).
- Perguntem: Estes momentos de
felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles
são do aspecto material ou espiritual?
Observem as respostas.
Certamente a maioria vai estar no campo material.
- Agora, precisamos abrir a
Caixa da Felicidade!
- Então, peçam para que um
aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está
escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
- Falem: No sermão da
Montanha, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta
palavra?
Depois, falem: A palavra
"bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
- Agora, Falem: Vamos conhecer
quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um
aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro
cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são
bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada
bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12,
para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma
linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que
seus alunos compreendam o real significado delas.
- Perguntem: Em que se
fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais?
Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas
convergirão para o aspecto espiritual.
- Para concluir, falem: Vamos
pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro
da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete
a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de
ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos
somente em Jesus.
Por Sulamita Macedo.
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