Adultos: A Igreja em Jerusalém - Doutrina, Comunhão e Fé: a Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições
Lição 07: Uma
Igreja que não Teme a Perseguição
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:- Apresentem o título da lição: Uma
Igreja que não Teme a Perseguição,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para concluir o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Perseguição
- Ontem e Hoje”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Perseguição - Ontem e Hoje
Objetivo:
Refletir
sobre os tipos de perseguição que a igreja tem sofrido, a exemplo do que
ocorreu com a igreja primitiva.
Objetos
para representar obstáculos
Papéis
com nomes dos tipos de perseguição
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Organizem um caminho com bastantes obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os
nomes dos tipos de perseguição que a igreja sofria.
-
Falem que os cristãos sofriam perseguições dos mais variados tipos, como os
cristãos da igreja primitiva. Estes
obstáculos no caminho representam os tipos de perseguição que a igreja vem
sofrendo ao longo de anos, inclusive as perseguições atuais.
-
Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes,
atravessem todo o caminho e no final leiam para a turma qual o tipo de
perseguição.
Relatem
para turma sobre este tipo de perseguição. Os alunos também podem falar sobre
situações que conhecem ou vivenciam.
Depois,
outros alunos fazem o mesmo procedimento até concluir.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário