Adultos: A Igreja em Jerusalém - Doutrina, Comunhão e Fé: a Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições
Lição 09: Uma
Igreja que se Arrisca
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam
as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Uma Igreja que se
Arrisca, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para concluir o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Avivamento
e Perseguição”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Avivamento e Perseguição
Objetivos:
Iniciar
o estudo sobre a perseguição que os cristãos podem sofrer por causa de sua
fidelidade a sua fé em Deus.
Enfatizar
que Estevão permaneceu fiel mesmo diante das ameaças de seus perseguidores.
01
quadro branco
Marcadores
para quadro branco(02 cores)
Procedimento:
-
Organizem os alunos círculo para uma Roda de Conversa.
-
Perguntem para os alunos se já sofreram algum tipo de acusação ou ameça.
Deixem
que eles falem. Escutem atentamente os relatos e no quadro branco escrevam
quais foram os tipos de acusação ou ameaça.
Por
exemplo: falso testemunho, acusação à nível familiar, no trabalho, na igreja,
na rua, numa loja, má interpretação de uma fala ou atitude etc.
Observem
se, além da acusação, houve também ameaças.
Perguntem
como foi o desfecho da situação.
-
Depois, perguntem:
Vocês
sofreram algum tipo de perseguição por causa do evangelho?
Já
ouviram falar ou presenciaram perseguição sofridas por outras pessoas por causa
de sua fidelidade a Deus?
Ouçam
atentamente o que alunos estão falando.
-
Em seguida, falem: Escutamos aqui vários relatos sobre acusações e/ou ameaças,
perseguição que vocês já vivenciaram ou apenas escutaram falar.
Na
aula de hoje, vamos estudar sobre o avivado Estevão, um mártir da igreja
primitiva, que sofreu ameaças por ser fiel, foi morto apedrejado, por causa de
sua coragem para falar do evengelho cheio do Espírito Santo.
-
Falem: Vamos começar?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário